Está na hora de você, seus amigos,
vizinhos, sua empresa e sua cidade
saírem às ruas pela mobilidade.

PRÊMIO E JURADO

PRÊMIO E JURADO

As inscrições para o Prêmio Mobilidade Minuto estão encerradas.

Agora já está aberta a votação do público para iniciativa mais inovadora e o jurado internacional iniciará o trabalho de análise e escolha da iniciativas vencedoras para cada uma das 6 categorias.

Conheça o corpo de jurados:

  • 1. Jean Pierre Orfeiul: engenheiro civil especializado em transportes e professor emérito do Instituto de Planejamento Urbano de Paris, Universidade Paris-Est e presidente do Comitê Científico IVM França.
  • 2. Pan Haixiao: Universidade de Tongji, China, membro do Conselho do Instituto de Economia Urbana de Xangai. Diplomado em Planejamento pela Universidade de Sheffield, no Reino Unido.  É diretor IVM China.
  • 3. José Armênio de Brito: presidente do IAB- São Paulo.
  • 4. Miriam Lerner: diretora do Museu da Casa Brasileira.
  • 5. André Palhano: coordenador geral da Virada Sustentável.
  • 6. Helena Orenstein: Presidente do Conselho Consultivo do ITDP Brasil.
  • 7. Ricardo Henriques: superintendente executivo do Instituto Unibanco e membro do Conselho Acadêmico Internacional do IVM.
  • 8. Cid Blanco Jr: Assessor Técnico para o Brasil, Oficina Regional para América Latina y el Caribe (ROLAC), ONU/HABITAT.

Reveja os critérios definidos pelo Regulamento

Critérios de avaliação e seleção

Os projetos deverão privilegiar a sustentabilidade nos transportes, a melhoria do meio ambiente urbano, a qualidade de vida e o uso equânime do espaço urbano.

A Comissão Julgadora avaliará os seguintes critérios na concessão dos prêmios, sem ordem de prioridade:

  • Impacto: qual a melhoria medida com a iniciativa. Impactos quantitativos (quando houver, com apresentação de indicadores de melhora e público atingido) e qualitativos sobre as pessoas, a Cidade e o meio ambiente.
  • Potencial de replicabilidade: em que medida o projeto apresentado poderá ser facilmente reproduzido por outras pessoas e grupos em outros locais.
  • Simplicidade: facilidade de execução do projeto e de compreensão pela população e agentes envolvidos.
  • Inventividade e ineditismo: abordagem original, criatividade e inventividade envolvidas na concepção do projeto.
  • Humanização da mobilidade e cortesia: como as ações estão mudando o modo como as pessoas se relacionam umas com as outras, com a cidade e com o ambiente.
  • Custos: relação entre os custos monetários e humanos envolvidos e seus benefícios.


Por que o PRÊMIO

Há muitos anos os grandes centros urbanos brasileiros enfrentam o desafio de conciliar as crescentes demandas de mobilidade com o desenvolvimento acelerado das maiores cidades.

Em paralelo, ocorreram dois fenômenos que marcaram e ainda marcam profundamente a vida nas grandes cidades brasileiras: a concentração de funções econômicas, traduzida na concentração de empregos e serviços em pequenas porções das cidades, e o predomínio do automóvel particular em detrimento dos meios coletivos e sustentáveis de transporte. Seja em termos humanos ou econômicos, o custo dessas opções, construídas ao longo das últimas décadas, se traduziu na queda dos padrões de mobilidade e da própria qualidade de vida da população, além da óbvia geração de deseconomias para as cidades. Além disso, é importante destacar que este padrão passou a ser absorvido também pelas médias e pequenas cidades.

Por outro lado, a inventividade e a criatividade dos cidadãos, instituições, cidades e empresas têm sido capazes de ajudar a superar os atuais padrões de mobilidade, com soluções que vão desde pequenas intervenções pontuais até grandes obras; que impactam na qualidade e conforto dos deslocamentos ou que permitem incremento na oferta de transportes; que ampliam as opções existentes ou propõem novas formas.

Com o lançamento de uma premiação nacional, o IVM busca resgatar, divulgar e colocar na agenda pública estas iniciativas criativas para que possam servir de exemplo, ser replicadas e ampliadas, e para que os agentes - públicos, privados ou da sociedade civil - possam estar mais conectados e envolvidos com as mudanças que se fazem necessárias.

PRÊMIO MOBILIDADE MINUTO

O Instituto Cidade em Movimento promove o concurso MOBILIDADE MINUTO com o objetivo de identificar e divulgar iniciativas da sociedade para a melhoria das condições de mobilidade nas cidades, em suas diversas dimensões: o transporte, a qualidade do espaço público, o uso das tecnologias, as novas formas de organização da sociedade civil e do trabalho, padrões de consumo mais sustentáveis, enfim, quaisquer ações que, de fato, transformem os padrões e a qualidade dos deslocamentos cotidianos no espaço urbano de nossas cidades.

Seu objetivo é reunir todas as partes interessadas na cidade para conhecer e depois acompanhar as mutações nas mobilidades urbanas e contribuir, por meio de uma abordagem de parceria, para o desenvolvimento de uma cultura de mobilidade.


OBJETIVO DO PRÊMIO

O Prêmio Mobilidade Minuto do Instituto Cidade em Movimento pretende incentivar e divulgar iniciativas de melhora da mobilidade urbana.

A característica essencial desta premiação, que a distingue de muitos outros concursos centrados em ideias e projetos, é que ela destina-se a difundir iniciativas que já estejam em curso - implantadas ou em teste ou implantação.

As iniciativas deverão apresentar soluções que impactem na qualidade da mobilidade urbana (melhoria da mobilidade) ou em aspectos criativos relacionados a espaços de mobilidade urbana.

O IVM entende que qualquer iniciativa em favor da melhoria da mobilidade urbana deva ser considerada, desde ações de pequenos grupos e associações comunitárias até aquelas realizadas por grandes organizações, empresas e governos.


ABRANGÊNCIA

O Prêmio Mobilidade Minuto destina-se a iniciativas em mobilidade urbana em todo o território nacional. É dirigido a associações de bairro, institutos, ONGS, empresas, poderes públicos, agentes públicos, escolas e outras entidades da Sociedade que já tenham instalado uma forma inovadora em benefício da qualidade de vida e da mobilidade da cidade.


CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO

Para garantir a premiação de iniciativas de dimensões e dinâmicas distintas, a premiação foi dividida nas seguintes categorias:

  • 1. Transporte particular

    Experiências de compartilhamento e carona; rodízios; estacionamento alternativo; serviços e usos alternativos de taxi e outras formas de uso racional do automóvel.

  • 2. Transporte coletivo

    Sistemas de apoio ao usuário; incentivo ao uso; intermodalidade e interação com os outros sistemas de transportes; aumento dos padrões de conforto e segurança e outras formas de melhoria da qualidade dos sistemas de transportes coletivos.

  • 3. Modos não-Motorizados

    Ampliação e melhoria de calçadas e vias cicláveis; informação e segurança ao pedestre e ao ciclista; campanhas de compartilhamento dos espaços de mobilidade; intermodalidade com os transportes coletivos e outras formas de melhoria e de incentivo ao uso da bicicleta e ao pedestrianismo.

  • 4. Qualidade do espaço público da mobilidade

    Melhoria dos espaços públicos de passagem, espera e acesso aos sistemas de transportes; acessibilidade e apoio a pessoas com mobilidade reduzida; educação para a mobilidade e a convivência entre os modais; cultura de paz no trânsito e na cidade; novas cortesias; acesso aos bens comuns de mobilidade e outras açôes de resgate do sentido de comunidade e de melhoria dos espaços públicos de mobilidade.

  • 5. Novas alternativas de organização comunitária e do trabalho

    Escalonamento e flexibilização do horário de trabalho; teletrabalho e uso de ferramentas virtuais; carona solidária e estímulo a novas formas de locomoção; formação de redes de empresas e vizinhança; ações comunitárias para o uso racional dos transportes; formação de redes em escolas e locais de afluência e outras formas de atuaão comunitária e estímulo.

  • 6. Tecnologia e comunicação

    Criação de ferramentas de mobilidade reais e virtuais, interativas ou não, que incentivem o uso racional dos transportes, aumentem a segurança e ampliem a troca de informações e o debate entre os cidadãos. Inclui programas de rádio e televisão, sites e aplicativos, assim como sistemas de informação e comunicação in-loco.


REGRAS E CONDIÇÕES