Está na hora de você, seus amigos,
vizinhos, sua empresa e sua cidade
saírem às ruas pela mobilidade.

CATEGORIAS DO PRÊMIO

  • TRANSPORTE PARTICULAR

    Experiências de compartilhamento e carona, rodízios, estacionamento alternativo, taxi e outras formas de uso racional do automóvel.

  • TRANSPORTE COLETIVO

    Sistemas de informação ao usuário, intermodalidade, incentivo ao uso, segurança e outras formas de aumento e melhoria da qualidade dos sistemas de transportes coletivos.

  • MODOS NÃO-MOTORIZADOS

    Informação e segurança, campanhas de convivência pacífica e compartilhamento dos espaços de mobilidade, sistemas de informação de trajetos, intermodalidade com os transportes coletivos e outras formas de melhoria das condições e incentivo ao uso da bicicleta e ao pedestrianismo.

  • QUALIDADE DO ESPAÇO
    PÚBLICO DA MOBILIDADE

    Ações pela melhoria dos espaços públicos de passagem, espera e acesso aos sistemas de transportes, qualidade dos espaços públicos utilizados para a mobilidade urbana (calçadas, iluminação segurança), sistemas de informação, acessibilidade e apoio a pessoas com mobilidade reduzida, sinalização e informação, segurança, educação para a mobilidade, convivência entre os modais, cultura de paz no trãnsito e na cidade, novas cortesias, novos modos de acesso aos bens comuns de mobilidade, e outras ações de melhoria dos espaços públicos de mobilidade urbana e de resgate do sentido de comunidade no transito e na cidade.

  • ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA OU DO TRABALHO

    Escalonamento e flexibilização do horário de trabalho, tele-trabalho e uso de ferramentas virtuais, estímulo ao compartilhamento de carros, ao sistema de rodízio e à carona solidária, associação com outras empresas, formação de redes de condomínio e vizinhança, ações de comunitárias para o uso racional dos transportes e segurança, fóruns de discussão e troca de informações, formação de redes em escolas e outros locais de afluência, e outras formas de estímulo ao uso dos modos sustentáveis de transporte, disseminação do conhecimento e ampliação da atuação comunitária.

  • TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO

    Criação de ferramentas reais e virtuais, interativas ou não, que propiciem e facilitem a mobilidade, aumentem a segurança nos deslocamentos pela cidade, incentivem o uso racional dos transportes e o uso dos sistemas coletivos e não-motorizados e estabeleçam a troca de informações e o debate sobre mobilidade urbana entre os cidadãos. Inclui programas de radio e televisão, sites e aplicativos, assim como sistemas de informação e comunicação in-loco.