QUALIDADE DO
ESPAÇO PÚBLICO
DA MOBILIDADE

A BATATA PRECISA DE VOCÊ!

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

O Largo da Batata ,nó de transporte público, está em reforma há quase dez anos compondo a operação urbanística "Nova Faria Lima". Antes um ativo núcleo de pequenos comércios e ponto de encontro, após o que foi considerado como final da reestruturação, resultou em uma esplanada inóspita, imensa, sem qualquer conforto para transeuntes, para pessoas esperando o ônibus, moradores e frequentadores do entorno. Um espaço "de ninguém". Sem vegestação ou sombra, sem mobiliário urbano, sem cestos de lixo. Sem nada. Apenas luzes potentes. A iniciativa A Batata Precisa de Você! conclamou os frequentadores,moradores, comerciantes do entorno para qualificar esse espaço, com intervenções e encontros semanais, sempre às sextas-feiras, a partir das 18h e até a meia noite. A primeira intervenção de ocupação foi sinalizada com uma "prainha" no meio do largo: 3 guarda-sois e 4 cadeiras de praia, cangas e algumas almofadas. A proposta foi um primeiro diálogo com quem aparecesse, e depois um "Leituraço". Começamos o encontro com 8 pessoas, terminamos com cerca de 20. Na semana seguinte, mais pessoas apareceram e aderiram com ideias e ação para a qualificação do espaço. Além do presencial, foi criada uma página no facebook convidando as pessoas e nessa página há uma agenda aberta e colaborativa para que as pessoas marquem ali as atividades sugeridas: tema para a roda de conversa sempre versando sobre Ocupação e Apropriação do Espaço Público, apresentações musicais, construção de mobiliário para o Largo, intervenções artísticas, jogos de solo etc. A programação não tem curadoria. O número de participantes foi crescendo e há mais de 3 mil seguidores no facebook. Há semanas com 50 a 200 pessoas, outras, como na semana da Festa Junina, mais de 2.000 pessoas. Ressignificou-se o espaço, evidenciou-se seu potencial para inúmeras atividades. Agora há eventos e atividades em outros dias da semana e nos finais de semana.

Principais objetivos da iniciativa

O principal objetivo é de qualificar o espaço urbano, o Largo da Batata e seus arredores, por meio da ocupação regular e sistemática, de forma colaborativa. Levar a cultura a espaços públicos como catalizadora das demais atividades é também um objetivo, democratizando o acesso à cultura. Ativar o espaço público de forma colaborativa, por meio da gambiarra (como definido: com o que se tem à mão) é outro objetivo, inspirando que esse tipo de movimento seja replicado em outros espaços da cidade.

Público Beneficiado

BenefĂ­cios e impactos gerados

A ressignificação do espaço criou uma relação afetiva dos frequentadores, incentivou o colaborativismo (toda a programação é sempre gratuita, feita por voluntários), atraiu o interesse de outros Coletivos que trabalham a cidade e os espaços urbanos, disseminou uma nova proposta de espaços de convivência, fomentou a criação do coletivo A Cidade Precisa de Você , composto por participantes da A BATATA PRECISA DE VOCÊ, que em palestras e workshops divullga a proposta de Ocupação dos Espaços Públicos para sua ressignificação e qualificação. Abriu um canal de diálogo com o poder público chamando a atenção para o espaço e reivindicando uma nova etapa da reforma do Largo a partir das propostas dos participantes do Coletivo e demais frequentadores do espaço. Hoje o Largo é um espaço de estar em qualquer hora e dia da semana, com feira de orgânicos, shows, ensaios musicais, brincadeiras de crianças, peladas de futebol etc. Tem instalações artísticas, mobiliário temporário feito pelo Coletivo que dão conforto aos frequentadores e quem espera os ônibus , bancos doados por participantes, cestos de lixo, os pequenos jardins e suas árvores cuidados pelos participantes ganham corpo, e toda sexta tem a programação cultural da A Batata Precisa de Você"

Como se dá a participação

Semanalmente é postado um convite na página do facebook com a programação da semana. E as pessoas comparecem ao encontro. Outra parte dos participantes é composta por transeuntes que se interessam, moradores e comerciantes. A mídia tem divulgado a iniciativa e programação com regularidade, atraindo mais públicos simpatizantes.

Começou a ser realizada

janeiro de 2014

Site da iniciativa

https://www.facebook.com/groups/602802213101983/?fref=ts; https://www.facebook.com/abatataprecisadevoce?ref=ts&fref=ts

Ver mais iniciativas