TRANSPORTE
COLETIVO

INFOBUS - Sistema de Informação ao Usuário de Transporte Coletivo

BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

Em 2008, o órgão gestor de transporte e trânsito em Belo Horizonte, BHTRANS, deparou-se com o desafio de garantir o acesso a informações precisas e confiáveis aos usuários de transporte coletivo, pela internet, por telefone, através de smartphones e nos pontos de parada. A partir de um projeto estratégico da empresa a solução arquitetada foi implementada pela empresa vencedora da licitação: LOGANN Soluções Inteligentes. A primeira etapa do projeto desenvolveu uma plataforma tecnológica web capaz de tratar os dados do sistema de transporte (pontos de parada, itinerários e quadros de horários) diretamente nos mapas digitais, facilitando o manuseio diário e alimentando automaticamente serviços consagrados como o Como Chegar Google Maps (rotas de transporte público). A etapa seguinte, inovadora no Brasil, implementou um sistema que permite a geração automática de mapas e quadros de informações para afixação em cada ponto existente na cidade. Ao chegar a um determinado ponto de parada o usuário tem ao seu alcance os trajetos mapeados de todas as linhas que ali param. A solução permite a definição do tamanho da mídia desejado para impressão em material autoadesivado, apropriado para afixação rápida em vidros ou suportes metálicos. Em seguida o projeto avançou na solução para automatizar o atendimento telefônico ao usuário, através do serviço 156, criando uma unidade de resposta audível (URA) capaz de efetuar o reconhecimento de voz de usuários para responder, eletronicamente, as melhores rotas de transporte coletivo entre uma origem e um destino mencionados. A etapa final do projeto culminou com a criação de aplicativo para smartphones (APP) que além de informar o usuário sobre previsão de horários de chegada no ponto de parada, permite que o mesmo envie informações em tempo real sobre a satisfação da viagem que está sendo realizada, além de reclamações sobre o serviço que caem diretamente na tela da equipe de fiscalização dos órgãos gestores. Em setembro de 2013, reportagem veiculada pelo programa televisivo FANTÁSTICO abordou as cidades sede da copa e o nível de preparo para informar o turista sobre o sistema de transporte coletivo. Belo Horizonte foi a única cidade aprovada pela pesquisa (vide link do vídeo).

Principais objetivos da iniciativa

A iniciativa tem por objetivos: 1) Ampliar a mobilidade do cidadão a partir de acesso facilitado à informação através de qualquer canal, inclusive no ponto de parada, e; 2) Aumentar o poder de gestão sobre o sistema de transporte coletivo pelos órgãos responsáveis a partir de informações coletadas junto à população usuária. A disseminação da iniciativa vem esbarrando principalmente no aspecto cultural. Enquanto na América do Norte e Europa a cultura da informação ao usuário de transporte coletivo é bastante disseminada, no Brasil ela ainda engatinha, desafiando o sucesso de estratégias para atração de novos usuários ao sistema.

Público Beneficiado

Todo o contingente de usuários dos grandes centros urbanos, que representam, na média nacional, 2/3 da população das cidades. Em Belo Horizonte o volume de usuários atinge 1,5 milhão de habitantes.

BenefĂ­cios e impactos gerados

A iniciativa promoveu alguns resultados que impressionam. O número de consultas ao serviço Como Chegar Google Maps alcançou em abril/09, mais de 80 mil consultas/dia, demonstrando ser o principal canal de acesso às informações utilizado pelos usuários. Pesquisa realizada pela BHTRANS identificou que, diariamente, 56% dos usuários à espera de ônibus no ponto de parada consomem informações disponíveis nos mapas ou quadros informativos afixados. As estatísticas mostram que o serviço telefônico 156 atende, em média, 15% da demanda diária por informações. O serviço de autoatendimento eletrônico (URA) obtém seu pico de respostas nos horários noturnos e, principalmente, nos finais de semana. O que se percebe é a distinção entre os diversos públicos que acessam cada canal de informação, comprovando que a manutenção da estratégia é adequada à realidade de Belo Horizonte. Pesquisas científicas estão sendo elaboradas na tentativa de verificar o peso da informação na escolha modal de transporte coletivo. Até o presente momento não havia nenhum resultado oficial que pudéssemos extrair para corroborar neste trabalho.

Como se dá a participação

A quarta etapa do projeto - utilização de aplicativo móvel (APP) - ainda não alcançou resultados que possam ser tratados de forma adequada. A expectativa com o decorrer do tempo é de que o mesmo se torne mais popular e que os índices de satisfação ou reclamação gerados para cada linha ou empresa operadora possam ser utilizados para sensibilizar os gestores responsáveis pela fiscalização e operação do sistema. A iniciativa está implantada nos estados Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP), Ribeirão Preto (SP) e Guarulhos (SP).

Começou a ser realizada

Em 2008, com a inauguração do serviço Como Chegar Google Mpas.

Site da iniciativa

http://www.logann.com.br/content/produtos_infoponto/

Ver mais iniciativas