MODOS
NÃO-MOTORIZADOS

CICLOVIAS INVISÍVEIS

RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

O projeto “Ciclovias Invisíveis” surgiu como um TCC para conclusão do curso de jornalismo da fotógrafa Michelle Castilho. Começou a ser realizado em meados de 2011 e entregue em março de 2012. A nota obtida foi 10. Porém, mesmo depois de entregue e com a faculdade concluída, a cicloativista carioca continuou produzindo para o projeto nas redes sociais.

Principais objetivos da iniciativa

O objetivo principal do projeto é a captura dos trajetos realizados pelos ciclistas na ausência de ciclovias, ou seja, no trânsito, junto com os demais veículos. A bicicleta para o CTB ( Código de Trânsito Brasileiro) é considerada veículo, logo, tem direito de andar na via. Porém, muitas pessoas desconhecem a lei, incluindo motoristas e até mesmo ciclistas. Ao registrar essas ciclovias invisíveis, o projeto não só dá visibilidade ao direito de pedalar na via, como também a possibilidade real da bicicleta como meio de transporte. No Brasil, infelizmente, muitas pessoas consideram a locomoção através de uma bicicleta “algo muito perigoso” e inviável. A maioria alega a falta de estrutura oferecida pelas cidades. Porém, essas pessoas esquecem que a estrutura chega através de pressão popular e demanda, ou seja, com o aumento de ciclistas nas ruas. Esperar por ciclovias que caem do céu é uma opção muito cômoda, ainda mais quando se possui o direito de pedalar nas vias garantido. Quanto mais pessoas construindo ciclovias invisíveis, mais acelerado será o processo de transforma-las em visíveis. Além disso, por mais preparada que seja a cidade, em algum momento, o ciclista terá que dividir a via com os demais veículos. E nesse momento, só respeito e educação de ambas as partes constroem um trânsito mais pacifico.

Público Beneficiado

Ciclistas

BenefĂ­cios e impactos gerados

Muitas pessoas começaram a enxergar os ciclistas e as bicicletas. Diversas pessoas enviam ou postam fotos com a hashtag #cicloviasinvisiveisou ou comentam: "Vi um ciclista em tal rua, pena que não consegui fazer a foto". Além disso, diversas discussões saudáveis ocorrem na página do facebook e no instagram do projeto.

Como se dá a participação

Através do site: www.cicloviasinvisiveis.com e as páginas do projeto nas redes sociais: https://www.facebook.com/cicloviasinvisiveis; http://instagram.com/cicloviasinvisiveis; https://twitter.com/cicloinvisiveis

Começou a ser realizada

2011

Site da iniciativa

http://cicloviasinvisiveis.com/

Ver mais iniciativas