QUALIDADE DO
ESPAÇO PÚBLICO
DA MOBILIDADE

8º LIVRO LIVRE CPTM

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

Por solicitação do cliente CPTM-Cia. de Trens Metropolitanos, desenvolvemos um projeto de incentivo à leitura na semana em que se comemora o Dia Internacional do Livro (29 de outubro). Fomos selecionados pela CPTM para este projeto por nosso histórico e portfolio de projetos de incentivo à leitura em espaços públicos e de amplo acesso, intervindo na paisagem com suportes inovadores para levar a literatura às ruas. O não-leitor não busca bibliotecas ou livrarias. Não os entende como seu ambiente e não se sente à vontade nesses espaços. Levar os livros ao encontro das pessoas (e não ficar esperando por elas), com mediação literária de Facilitadores e com "troca de histórias" entre atores Contadores de Histórias e o público, estabelece uma relação afetiva com as obras e com a leitura, e desperta o interesse pela leitura. O projeto foi implantado a partir da análise do perfil do público e dos espaços disponíveis em 17 estações de trem, criamos e construímos o mobiliário de suporte (mínibibliotecas), desenhamos a mecânica e capacitamos uma equipe de 60 pessoas para atuar nas bibliotecas, curamos o acervo disponível e histórias a serem contadas, desenvolvemos a logística para atuar das 6h. da manhã até as 18h ininterrupamente por 5 dias, coordenamos a operacionalização, registramos a interação com o público em fotos e vídeos. Tudo foi planejado em 15 dias + 5 dias de operacionalização e 1 dia de encerramento do projeto e relatório conclusivo.

Principais objetivos da iniciativa

Cortesia com os usuários da CPTM oferecendo uma ação interativa agradável e educativa, na semana em que se comemora o Dia Internacional do Livro, foi o principal objetivo do projeto. Outro objetivo foi o de despertar o interesse pela leitura e dar acesso à experimentação de bons livros, gratuitamente. Teve como conceito a reutilização e a memória: o mobiliário das bibliotecas assim como seus espaços de estar foram construídos com materiais reutilizados, os livros eram reutilizados, incentivou-se a doação de livros - ler e passar adiante. O projeto foi implementado em 17 estações de trem da CPTM, por cinco dias consecutivos, por onde circulam cerca de 2 milhões de pessoas por dia. 15 mil livros foram doados aos passageiros, numa ação de bookcrossing de grande alcance. Facilitadores deram suporte à seleção de livros pelas pessoas e atores Contadores de Histórias fizeram performances em todas as estações, despertando o interesse pela leitura. Uma cortesia que surpreendeu e agradou aos passageiros. Milhares de livros foram recebidos em doação de passageiros, para também circularem. Ao final da ação, retiraram-se as bibliotecas de 10 estações e 7 elas ficaram como mobiliário permanente autogestionados. O acervo de livros distribuídos foi composto por doações de editoras e de passageiros ao longo do ano. A abordagem aos passageiros propôs a leitura como uma forma prazerosa e educativa de entretenimento, mostrando que todo livro conta conta uma história, e todas as pessoas têm uma história interessante para contar, desmitificando o livro e dando acesso a ele. Democratizar o acesso à leitura para que se tenha acesso à informação e a formação, foi o objetivo alcançado, levando a literatura onde as pessoas estão: nos meios de transporte e nas ruas.

Público Beneficiado

cerca de 2 milhões de passageiros da CPTM

BenefĂ­cios e impactos gerados

O vídeo doc. do projeto ilustra bem a satisfação das pessoas com o Livro Livre, com depoimentos emocionados e elogiosos a essa iniciativa da CPTM, que proporcionou uma experiência cortes e gentil aos passageiros. Inicialmente planejou-se manter bibliotecas permanentes em 5 estações, porém os usuários de 2 estações fizeram solicitação direta para que se mantivessem as bibliotecas, já que em seus municípios não há bibliotecas. Cresceu assim para 7 as estações as que dispõem de bibliotecas Livro Livre nas estações de trem, onde retiram livros e fazem doações. Uma mudança importante de democratização de acesso à literatura e à cultura.

Como se dá a participação

Durante a semana em que ocorreu o 8 Livro Livre CPTM os passageiros foram abordados com o oferecimento de livros e performances litrerárias. Interagiram pedindo indicações e informações sobre os livros e autores. Com espaços de leitura nas bibliotecas, as pessoas também puderam ali mesmo manusear, consultar e ler livros. E cada pessoa pode levar um livro pelo qual se interessasse. Recebemos doações de livros dos passageiros, ou retornando o livro que haviam levado naquela semana ou outros que tinham em casa, já lidos. A ideia de compartilhar, de possibilitar a outras pessoas o acesso aos livros por meio da doação, fez sucesso e foi muito bem recebida pelo público.

Começou a ser realizada

29/10/13 a 01/11/13

Site da iniciativa

https://www.facebook.com/livrolivreCPTM?ref=ts&fref=ts

Ver mais iniciativas