QUALIDADE DO
ESPAÇO PÚBLICO
DA MOBILIDADE

MobiliCidade JF

JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

O MobiliCidade JF é uma Iniciativa que surge de um trabalho de monografia ainda na Faculdade de Direito. Descontente com o descumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com a falta de informação da população e com a inexistência de campanhas de educação para o Trânsito, resolvi exercer a Cidadania e fazer algo concreto, buscando promover uma mudança no paradigma da mobilidade urbana na cidade. Na época, algumas iniciativas em favor da mobilidade por bicicletas começavam a aparecer. Através de um abaixo-assinado que criei, a “Lei da Bicicleta e Acessibilidade”, conheci um vereador que me convidou para uma reunião na Câmara Municipal sobre seu projeto-de-lei sobre o “Plano Diretor Cicloviário Integrado”. Nessa reunião conheci outras pessoas que apoiavam os transportes à propulsão humana, apresentei o MobiliCidade JF e as convidei para participar. Formado esse grupo inicial, começamos a identificar as carências a respeito da mobilidade, a partir daí buscamos ações bem-sucedidas em outras cidades com demandas semelhantes, estudamos essas ações e adaptamos à nossa cidade. A primeira ação do grupo foi a Bicicletada contra a Impunidade no Trânsito, em março de 2012. Com o passar do tempo fomos nos organizando melhor, alguns integrantes dessa primeira formação saíram, outros ingressaram, aos poucos fomos descobrindo e criando nossa própria maneira de agir. Criamos nosso Estatuto. Hoje em dia o MobiliCidade JF funciona como um Centro de Convivência de Ideias e Soluções, onde a interdisciplinariedade é uma das bases do grupo. À medida que novas demandas são trazidas, novas ações são executadas. Desenvolvemos atualmente 9 tipos de ações durante o ano. Somos um grupo sem fins lucrativos, apartidário e estamos sempre em diálogo com o Poder Público auxiliando sempre que possível e compartilhando gratuitamente todos os dados coletados em nossas ações.

Principais objetivos da iniciativa

Conforme o 2° artigo do Estatuto do MobiliCidade, nossos objetivos são: Promover a cidadania através do estudo e difusão dos direitos humanos, da democracia, dos princípios constitucionais e de outros valores universais. Promover atividades relacionadas à difusão dos meios de transporte com propulsão humana e de outras fontes limpas. Desenvolver estudos, pesquisas e atividades que objetivem a melhoria da qualidade de vida, conscientizando para o uso adequado de bicicletas e afins como opção de transporte, turismo, trabalho, lazer, saúde e esporte. Produzir ações voltadas à promoção do desenvolvimento social, econômico, sustentável, à preservação do meio ambiente e conservação do patrimônio histórico e artístico e o combate à pobreza através do incentivo à geração de trabalho e renda. Promover a educação e a saúde.

Público Beneficiado

O trabalho é dirigido a toda a população.

BenefĂ­cios e impactos gerados

Em 2012, foi aprovado o projeto-de-lei onde participamos de sua composição, criando o Plano Diretor Cicloviário Integrado. Através das Bicicletadas promovemos o compartilhamento pacífico das vias. Encabeçamos o projeto-de-lei que visa criar a primeira Ciclofaixa da cidade. O Desafio Intermodal, a Pesquisa Origem/Destino e a Contagem de Ciclistas trazem dados importantes para o desenvolvimento da política de mobilidade na cidade. Esses dados, inexistentes até então, estão disponíveis para todos: População, Prefeitura, Polícia, Engenheiros, qualquer interessado. Coletivas - bicicleta parada não leva a nada é uma ação de empréstimo gratuito de bicicletas montadas com peças reutilizadas ou bicicletas doadas, que visa facilitar e promover o uso da bicicleta e evita a produção do lixo através da reutilização/ conserto das peças usadas. O Vaga Viva, realizado durante a Semana Nacional do Trânsito (SNT) convida todos os cidadãos a repensarem a forma de ocupação do espaço urbano. Esse ano essa ação entrou na programação oficial da Prefeitura na SNT. O SEMOB - Seminário de Mobilidade por Bicicleta - proporciona um espaço de debate e troca de conhecimento que não havia antes. É o único a abordar esse tema na região. O BikeAnjo já ensina as pessoas a andar de bicicleta, estimula a voltarem a andar de bicicleta e também auxilia quanto ao melhor trajeto. E em nossa Campanha de Educação para o Trânsito, nós distribuímos material informativo para a população.

Como se dá a participação

De todas as formas: redes sociais, email, nas ruas, nas praças, como voluntário e/ou participando de nossas ações.

Começou a ser realizada

Março de 2012.

Site da iniciativa

http://mobilicidadejf.com.br/

Ver mais iniciativas