CATEGORIA
MISTA

RUA DE GENTE

SALVADOR, BAHIA

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

O blogue Rua de Gente começa numa situação vivida pelo seu autor, relatada no artigo “Carro intruso em rua de gente”, na edição de 23/10/2012 da revista eletrônica Vitruvius. Nele está sintetizada a proposta principal do blogue: a transformação de ruas locais em ruas prioritariamente de pedestre. http://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/13.147/4521 "...há monstros barulhentos que espirram fumaça e se consideram os donos das ruas. Isso dá a errônea impressão de que os pedestres são intrusos. Mas, na verdade, o invasor é o carro. Quando eu dirigia perto do grupo de pessoas que conversavam no meio da rua, ouvi gritos e me dei conta de que quase havia atropelado uma pequena criança que saíra de repente detrás de um carro estacionado. Graças a Deus, foi só um susto que me alertou para algumas coisas."

Principais objetivos da iniciativa

Divulgar iniciativas em prol de pedestres e ciclistas; Criticar intervenções urbanas que prejudiquem a mobilidade das pessoas; Fomentar a participação popular nos debates sobre mobilidade urbana; Veja a seguir alguns artigos publicados: http://ruadegente.blogspot.com.br/2013/06/onibus-o-que-tenho-ver-com-isso-se-uso.html http://ruadegente.blogspot.com.br/2013/04/trilhas-para-escola-sem-engarrafamentos.html http://ruadegente.blogspot.com.br/2013/08/obras-de-imobilidade-urbana-para-copa.html http://ruadegente.blogspot.com.br/2014/07/por-uma-tarifa-maxima-de-r-174.html

Público Beneficiado

Já tivemos mais de 48 mil acessos

BenefĂ­cios e impactos gerados

Acredito que esse blog tem contribuído para disseminar uma cultura de mobilidade urbana sustentável na cidade, melhorando a percepção das pessoas para a importância de se valorizar o transporte público, o ciclista e o espaço para o pedestre. Essa percepção se dá pelo reconhecimento por grupos de ciclistas, convites para palestras, programas de rádio e até para colaborar em atividades da prefeitura, como o programa Salvador Vai de Bike.

Como se dá a participação

Fazemos muito a divulgação das postagens pelas redes sociais, onde são feitos comentários e compartilhamentos. Algumas pessoas deixam também mensagens no blog, ou mandam contribuições por e-mail.

Começou a ser realizada

nov/2012

Site da iniciativa

Não tem

Ver mais iniciativas