QUALIDADE DO
ESPAÇO PÚBLICO
DA MOBILIDADE

RESPEITE UM CARRO A MENOS

RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

O Respeite um Carro a Menos é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da mobilidade sustentável a toda a população! Fazemos isso, principalmente, através de placas para bicicletas que quando utilizadas, enfeitam as ruas com bastante simpatia. Alguém que já transitou pelas ruas da cidade em sua bicicleta, skate, patins e outros tipos de mobilidade sustentável com certeza já pensou nessa mensagem, Respeite Um Carro a Menos. Em meio ao trânsito urbano torna-se imprescindível reconhecer que as vias podem ser compartilhadas entre automóveis e outras mobilidades sem que isso seja uma disputa. A harmonia no trânsito pode beneficiar a todos, inclusive aos próprios motoristas que precisam de seu carro para se locomover. Existem porém meios de transporte alternativos, como a bicicleta por exemplo, que pode ser utilizada por pessoas que percorrem pequenas e médias distâncias. Quanto mais segura e bem-vinda essa pessoa se sentir compartilhando as vias com automóveis, mais vezes ela vai optar pela bicicleta, mais pessoas irão utilizá-la e o resultado será uma qualidade de vida maior para todos. Seja com menos engarrafamentos e menos poluição ou com mais saúde e bem estar. Hábitos comuns de nossa cultura são difíceis de serem alterados, mas aos poucos podemos dar exemplos claros de que a mobilidade urbana pode melhorar. A mudança ocorre a partir de pequenas atitudes, às vezes tão simples como uma mensagem divertida em uma placa para bicicleta : Respeite Um Carro a Menos. Somos, antes de tudo, amantes da vida. Vida que segue sobre as rodas de uma charmosa e companheira bicicleta, que nos faz ver o mundo sob um novo ângulo. Enquanto os carros percorrem as ruas com suas janelas fechadas, de vidros escuros, se escondendo do mundo, nós estamos a pedalar, sorrindo, respirando a vida, sob um cenário inigualável. A natureza é a nossa companheira e dita o ritmo dos nossos dias. Chegamos a todos os cantos da cidade com uma energia realmente indescritvel que só quem pedala sabe

Principais objetivos da iniciativa

O Respeite Um Carro a Menos tem como objetivo se tornar um modelo de incentivo ao uso correto da bicicleta em todo o país. Neste caminho ja conseguimos emplacar mais de 20 mil bicicletas em apenas dois anos de trabalho e nossa expectativa é cada vez maior. Conseguimos perceber o resultado de todo o nosso trabalho ao nos deparar com o ciclista que respeita o sinal vermelho, que nao anda na contramão ou simplesmente desde da sua bicicleta quando está na calçada. Dessa forma vamos procurar cada vez mais expandir essa ideologia de modo que possa contagiar a todos e tornar nossas cidades locais melhores para se deslocar de um local ao outro.

Público Beneficiado

Ciclistas Urbanos, Motoristas e Pedestres

BenefĂ­cios e impactos gerados

Passamos a perceber diversos ciclistas respeitando regras de conduta no trânsito, além de motoristas que também passaram a enxergar a bicicleta como um veículo e por isso respeitando-as.

Como se dá a participação

As pessoas compram as plaquinhas e as utilizam nas suas bicicletas. São plaquinhas personalizáveis e que traduzem a própria personalidade do ciclista, além é claro de passar a mensagem que todos queremos dizer: Respeite Um Carro a Menos.

Começou a ser realizada

2012

Site da iniciativa

http://www.respeiteumcarroamenos.com.br

Ver mais iniciativas