MODOS
NÃO-MOTORIZADOS

CICLOVIA SP - 400km de ciclovias em São Paulo

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

A circulação de pessoas em automóveis na cidade de São Paulo é de aproximadamente 1/3, segundo a Pesquisa Origem-Destino de 2007. Mesmo com esta participação relativamente pequena, a cidade vivencia congestionamentos intermináveis. A participação da bicicleta, segundo esta mesma pesquisa é de apenas 0,6%. O município vem intervindo na divisão do espaço de circulação da cidade desde o ano de 2013 com a implantação de faixas exclusivas de ônibus com objetivo de priorizar e incentivar o uso deste modal na cidade. É neste cenário que, a partir de 2014 se inicia a implantação de 400 km de ciclovias no município. Sua finalidade é multiplicar a participação do modal na composição do tráfego da cidade com segurança e confiabilidade. Sua implantação se inicia pela região central, onde o tráfego de bicicletas durante o dia já era intenso, com participação mais significativa nas entregas do comércio. A participação da bicicleta na circulação diária já é grande em alguns outros pontos da cidade, de onde se pretende irradiar uma rede de infraestrutura que amplie o espaço da cidade para sua utilização.

Principais objetivos da iniciativa

Promover o uso da bicicleta na cidade para deslocamentos de todas as naturezas e com todos os públicos urbanos, independente de idade, sexo ou condição socioeconômica. Diminuir o tráfego de automóveis para pequenas e médias viagens individuais. Ampliar a integração intermodal entre bicicleta e transporte de massa (trens e metrô).

Público Beneficiado

Totalidade da População de São Paulo

BenefĂ­cios e impactos gerados

A utilização da infraestrutura já implantada vem crescendo de acordo com a sua expansão. Um ponto forte é a conectividade. Objetivando sempre chegar até o ponto de interesse, nunca parando próximo. Um ponto fraco é a utilização de faixas em sua maioria, o que acaba forçando a redução da velocidade das vias em que se implanta tal infraestrutura.

Como se dá a participação

No primeiro momento iniciou-se com a construção de infraestrutura cicloviária para acesso ao centro e a alguns subcentros da cidade. A continuidade se dará pelo aumento da acessibilidade por esta infraestrutura para outros subcentros e outros polos de atração, como parques, escolas, museus, entre outros. A CET vem desenvolvendo os projetos iniciais. A participação popular vem sendo incentivada com a participação de usuários nos diversos setores da cidade para colaborar na escolha dos trajetos a serem escolhidos para a implantação das infraestruturas.

Começou a ser realizada

2014

Site da iniciativa

http://www.cetsp.com.br/consultas/bicicleta/400km.aspx

Ver mais iniciativas