CATEGORIA
MISTA

CONCEITO E DIVULGAÇÃO DO EDIFÍCIO LÚMEN

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

A "escola" AHA! sempre se dedica a encontrar novas formas de ensino-aprendizado, que façam real sentido e congracem a vida. Inclusive nos projetos que desenvolve para os empreendimentos da Incorporadora RPF. No caso do Lúmen, o fato da localização ser próxima a um grande centro comercial (região da Berrini) foi um grande motivador. Naquela época, houve um dia em que eu (Fabio Woody) precisava muito levar um vídeo a um cliente do AHA!, e Anita Prado (da Incorporadora RPF) me levava de carona. Porém houve um imenso engarrafamento, e num rompante saí do carro e fiz o percurso a pé. Cheguei ao local, entreguei o trabalho e ainda aguardei por 15 minutos que ela chegasse de carro para me encontrar. Estendemos essa situação à do pessoal que trabalha e mora naquela região. Como estávamos responsáveis pelo conceito do Lúmen, começamos a nos aproximar do tema "mobilidade urbana", que então estava começando a se estruturar de forma mais coesa por meio de diversos grupos. Aprendemos bastante... Com a ajuda da Cidade Democrática tivemos a oportunidade de conhecer diversos ativistas e entender melhor a importância da bicicleta dentro do contexto urbano. "Caiu a ficha": vamos fazer um bicicletário! Mas fizemos um pouco mais que isso.

Principais objetivos da iniciativa

Inicialmente com o objetivo simples de divulgação do edifício, mas posteriormente como quase que uma causa em si, criamos uma mobilização chamada Ação Pegada Berrini. Esta iniciativa: 1- chamou a atenção da mídia para o tema da mobilidade urbana, dos diferentes modais, da ausência de sinalização e políticas mais favoráveis à bicicleta e ao transporte público eficiente na região. 2- promoveu uma aproximação entre sociedade civil, ONGs, empresas e poder público em um formato até então inédito.

Público Beneficiado

Todos que se locomovem na região da Berrini e na cidade de São Paulo em geral.

BenefĂ­cios e impactos gerados

1- Pela primeira vez, foi apresentado ao público diretamente por parte da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente a extensão completa da Ciclovia do Rio Pinheiros, bem como outras ciclofaixas e ramificações. 2- Foi um acontecimento pioneiro em termos de diálogo multiníveis sobre mobilidade. 3- Atingiu milhares de pessoas por meio do Twitter, gerando mídia espontânea e um diálogo continuado por parte dos próprios internautas.

Como se dá a participação

O Lúmen levou a bandeira da bike e da coexistência no trânsito aos seguintes públicos: 1- PÚBLICO JOVEM- em 09 de dezembro de 2010, ocorreu a primeira fase da APB: um FLASHMOB divertidíssimo chamado "Fuga das Galinhas". Baseava-se na estatística (fornecida pelo SOS Mata Atlântica) de que a velocidade média dos carros em horário de rush nas principais avenidas de São Paulo era inferior à velocidade com que corre uma galinha. Assim, reuniram-se mais de 60 pessoas, quase todas vindas das redes sociais, e, usando máscaras de galinha, passaram por toda a Avenida Eng Luiz Carlos Berrini a pé e de bicicleta por entre os carros parados e entre as pessoas nas calçadas. O vídeo gerou muitas visualizações e serviu como chamariz para a segunda fase. 2- ONGs, SOCIEDADE CIVIL, EMPRESAS, PODER PÚBLICO- em 13 de dezembro de 2010, deu-se o Fórum Pegada Berrini de Soluções de Mobilidade, no auditório da Vivo. Nele, ocorreram as seguintes apresentações: André Goldman e Eduardo Jorge / Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, João Paulo Amaral / consultor da Green Mobility, Leandro Valverdes / cicloativista da Ciclocidade, Anita Prado / educadora e diretora da Incorporadora RPF, Renata Falzoni / cicloativista e Bike Repórter, Roberto Pompeia / arquiteto, Denis Burgierman / jornalista, Ricardo Corrêa / urbanista da TC Urbes, e Christel Scholten / facilitadora de grupos da REOS Partners. 3- INTERNAUTAS- a página do Facebook continuou sendo alimentada pelos próprios seguidores, postando notícias e novidades sobre o tema. 4- VISITANTES DO STAND DE VENDAS DO EMPREENDIMENTO E MORADORES- toda a equipe de vendas foi treinada para, além de cumprir sua função, também contar que o Lúmen fomentou toda essa iniciativa em São Paulo. Cabe ainda destacar que uma foto do Flashmob serviu como fundo para o fórum de Empreendedorismo Social do Rio+20.

Começou a ser realizada

Dezembro 2010.

Site da iniciativa

http://pegadaberrini.wordpress.com/

Ver mais iniciativas