TECNOLOGIA E
COMUNICAÇÃO

PORTAL MOBILIZE BRASIL

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

O portal Mobilize Brasil é uma iniciativa da Associação Abaporu. A Associação Abaporu é uma OSCIP e foi fundada em 2003 por três jovens recém-graduados em administração pública pela FGV-EAESP (Luiz Henrique da Cruz Ribeiro, Luiz Carlos Covo Filho e Eduardo Rossi), contando com o forte apoio de uma profissional formada em Letras pela USP com experiência nas áreas de educação, recursos humanos e marketing (Cristina Ribeiro). Entre 2004 e 2011, foram realizados pela Abaporu diversos projetos nas áreas de educação cultura e cidadania. Em 2008, o fundador Luiz Henrique (Ricky Ribeiro) foi diagnosticado com uma doença neurológica degenerativa chamada esclerose lateral amiotrófica (ELA). Após mais de dois anos de dedicação aos tratamentos contra a doença, Ricky Ribeiro resolveu partir para uma ação mais social, abrindo uma nova área de atuação na Associação Abaporu. Começou a pesquisar sobre mobilidade urbana sustentável, quando descobriu que não existia um único endereço eletrônico que reunisse todos esses dados. Nasceu daí a ideia do Mobilize Brasil, o único portal brasileiro dedicado exclusivamente à temática de mobilidade urbana sustentável. Da ideia inicial ao lançamento, em setembro de 2011, foram oito meses de trabalho intenso do Ricky e muita dedicação voluntária de um grupo de amigos que aderiram à causa da mobilidade sustentável. Ricky Ribeiro é graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), com mestrado em Sustentabilidade pela Universidade Politécnica da Catalunha e MBA Executivo pela Universidade de Barcelona. Para o trabalho de construção do Mobilize Brasil, Ricky coordenou uma equipe de mais de 20 profissionais em vários pontos do país. Depois de perder os movimentos e a voz por causa da doença degenerativa, ele se comunica por meio de um equipamento, o tobii eye, um leitor óptico que interpreta os movimentos da pupila. A doença é a mesma do físico Stephen Hawking.

Principais objetivos da iniciativa

Objetivo geral: Contribuir com a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida nas cidades brasileiras. Para buscar este objetivo geral, foram definidos 4 objetivos específicos. Objetivos específicos: 1. Prover conhecimento e conteúdo relevante, abrangente e de diversas formas sobre mobilidade urbana sustentável (Ser referência na geração de conteúdo). 2. Fomentar o debate público sobre a temática 3. Disseminar uma cultura cidadã participativa em prol da melhoria da qualidade de vida nas cidades 4. Pressionar governos para implantarem políticas públicas efetivas de mobilidade urbana sustentável (Influenciar políticas públicas) Foram definidas estratégias para cada objetivo específico. 1. Prover conhecimento... • Produzir materiais próprios de qualidade • Repercutir principais notícias e acontecimentos de mobilidade • Publicar diferentes tipos de conteúdo • Difundir na mídia materiais, estudos e seções do Mobilize. • Alcançar um número relevante e crescente de pessoas 2. Fomentar... • Estimular participação e interatividade dos usuários no portal e nas redes sociais • Organizar eventos, fóruns, workshops • Participar de eventos, redes e grupos. 3. Disseminar... • Organizar e divulgar campanhas educativas e de mobilização sobre mobilidade urbana sustentável • Produzir cartilhas educativas e manuais • Estimular através do portal a participação das pessoas em temas de mobilidade da sua região 4. Pressionar... • Acompanhar e divulgar a situação e a evolução da mobilidade nas principais cidades • Entregar estudos, levantamentos e campanhas para gestores públicos e políticos. • Participar de audiências públicas e grupos de trabalho envolvendo governo Para cada estratégia, foram estabelecidas as respectivas táticas. Por exemplo, para a estratégia “Produzir materiais próprios de qualidade”, foram definidas três táticas: elaboração semanal de ao menos duas matérias próprias; publicação de artigos através de blogs próprios; elaboração de estudos.

Público Beneficiado

O público beneficiado do Mobilize Brasil é todo cidadão brasileiro que vive ou trabalha em qualquer cidade afetada pela imobilidade do sistema viário que prioriza o transporte individual em detrimento do transporte público, da falta de calçadas, da falta est

BenefĂ­cios e impactos gerados

O Mobilize Brasil gerou diversas mudanças nas tanto na consciência das pessoas como em cidades brasileiras. Os três primeiros objetivos são voltados para despertar reflexões e conhecimento. Já o quarto objetivo visa influenciar políticas públicas e de fato contribuir para mudar a estrutura das cidades. Principais resultados para cada objetivo específico: Em relação ao 1º objetivo, foram produzidas por volta de 350 notícias e reportagens especiais, elaborados dois grandes estudos (Estudo Mobilize 2011 e Relatório Calçadas do Brasil), lançados 6 blogs próprios, enviadas 130 newsletters e publicadas 7.100 notícias, 120 artigos, 160 estudos, 30 estatísticas, 220 galerias de fotos, 200 vídeos, 70 mapas e 500 eventos. O Mobilize conta atualmente com 13.200 fãs no facebook e 1.180 no twitter. Quanto ao 2º objetivo, logramos fomentar o debate nas redes sociais, no portal e fora dele, promovendo três edições do Fórum Mobilize, todos com sucesso de público e transmissão online, e participando de eventos e palestras (PUC Minas, SESC SP, Unilever, Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Aracaju etc.). Conseguimos disseminar uma cultura cidadã participativa através do portal e de campanhas como a “Calçadas do Brasil”, onde as calçadas foram avaliadas por voluntários em mais de 50 cidades brasileiras, e campanha Sinalize, onde foram realizadas mais de 400 avaliações da sinalização para pedestres, ciclistas e usuários de transporte público em todas as regiões do Brasil. Por fim, em relação ao 4º objetivo, enviamos o Relatório Calçadas do Brasil para o Ministério Público e para prefeitos de capitais, questionamos os candidatos nas eleições sobre as propostas de mobilidade e criamos a seção Acompanhe a mobilidade, que avalia a evolução desse tema em 15 cidades. Com a repercussão da Calçadas do Brasil, prefeitos de 4 capitais anunciaram programas de recuperação de calçadas. Manaus e Salvador reformaram as calçadas mal avaliadas na campanha, beneficiando diretamente a população.

Como se dá a participação

A participação do público no Mobilize Brasil é muito dinâmica e acontece simultaneamente de diversas maneiras. O Mobilize conta com uma rede de colaboradores que se formou através do contato de pessoas interessadas na causa da mobilidade urbana sustentável que escreveram para o portal, através do canal Fale Conosco, e se ofereceram voluntariamente para colaborar. São especialistas, ativistas, professores, estudantes, jornalistas, viajantes, portadores de necessidades especiais e gestores públicos que colaboram com o portal enviando artigos, reportagens, estudos, fotos, vídeos que publicamos e damos crédito para eles além de fazerem as pesquisas de campo para as campanhas do portal, em diferentes cidades brasileiras em todo território nacional. O Mobilize conta também com a participação maciça do público através das redes sociais de eventos e dos movimentos em prol da melhoria da mobilidade nas cidades brasileiras. Diariamente recebemos inúmeros contatos de outras mídias que convidam o Mobilize para participar de entrevistas para programas de rádio e televisão, publicação de artigos em outros sites ou matérias para revistas impressas. Recebemos também convites para participação em palestras e eventos em outras instituições, universidades ou empresas além da solicitação corriqueira para apoio ou parceria em outros eventos ou projetos de mobilidade. Acabamos de firmar uma parceria com o IBD Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Internacional para um evento em Portugal este ano e outro no Brasil no próximo ano. Como somos uma OSCIP com uma equipe enxuta e recursos restritos, temos que optar por algumas participações, sem condições de atender todas as solicitações.

Começou a ser realizada

O portal Mobilize Brasil foi ao ar dia 15 de setembro de 2011.

Site da iniciativa

http://www.mobilize.org.br/

Ver mais iniciativas