ORGANIZAÇÃO
COMUNITÁRIA
OU DO TRABALHO

PEDAL SOCIAL

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

O Projeto Pedal Social é resultado de um estudo sobre os movimentos pendulares da população em situação de rua, trata-se de um contingente de pessoas que estão vivendo em ocupações, cortiços, pensões, hotéis sociais , albergues , favelas e na rua, a maioria das famílias moradoras em assentamentos precários aufere renda mensal de no máximo 1salário mínimo, cerca de 1/3 desta mesma população está abaixo da linha de pobreza ou em situação de pobreza absoluta. Uma alternativa para melhorar o rendimento desta população tem sido os programas de transferência de renda do governo federal que atinge 16% da população que mora em favela, do contingente de brasileiros que vivem em condições de extrema pobreza, 4,8 milhões têm renda nominal mensal domiciliar igual a zero, e 11,43 milhões possuem renda de R$ 1 a R$ 70 destes , 53,3% mora em áreas urbanas, onde reside a maioria da população – 84,4%. Isso significa que 1, a cada 10 brasileiros estão nestas condições, muito abaixo da linha de pobreza. Em síntese, o estudo demonstra que uma parte da população em situação de rua tem sérias dificuldades de chegar ao trabalho, parte destas pessoas possuem famílias vivendo em bairros distantes dos centros, acima de 20 km de distância do trabalho

Principais objetivos da iniciativa

objetivo é pesquisar modelos para estimular e fixar a população na linha de pobreza para o uso da bicicleta como meio de transporte e geração de renda.

Público Beneficiado

Pessoas em situação de risco: moradores de albergues, cortiços, favelas e situação de rua

BenefĂ­cios e impactos gerados

400 pessoas foram impactadas pelo projeto, a maioria se tornou ciclista apos participação no projeto

Como se dá a participação

O projeto é realizado junto com a comunidade e é totalmente gratuito, as bicicletas são doadas pela própria comunidade através de campanhas via rádio, a Rádio CBN e o site Catraca Livre , além de diversas reportagens na TV, foram responsáveis pelas doações de Bicicletas. O Instituto retirou as bicicletas nas residências e desenvolveu um “Workshop” com a comunidade para o conserto das Bicicletas. A Gestão da bicicleta são realizadas pelos parceiros locais. O instituto realiza pesquisas mensais para entender os processos pelo qual as pessoas são engajadas no programa e como o projeto pode impactar na qualidade de vida.

Começou a ser realizada

2012/2013

Site da iniciativa

http://www.pedalsocial.org

Ver mais iniciativas