MODOS
NÃO-MOTORIZADOS

AMABIKE (ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA BICICLETA)

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

Muita gente desiste da ideia de andar de bicicleta na capital paulista por não saber como e onde estacionar a bike para ir ao banco, trabalhar, estudar etc. Uma das grandes dificuldades para a expansão dos ciclistas em São Paulo é, justamente, a falta de bicicletários públicos em diversos pontos da cidade. Para ajudar a identificar e multiplicar os bicicletários de SP, a Vitacon lançou um mapa digital colaborativo que permite mapear os bicicletários de SP. Atrelado à ferramenta, está um movimento civil para incentivar a instalação de mais bicicletários. Qualquer pessoa pode identificar um ponto e indicar no mapa, organizar a vizinhança e instalar estacionamentos de bicicletas em prédios, calçadas, praças e etc. Para participar, basta enviar um email para amabike@vitacon.com.br, localizando onde está o seu bicicletário, quantas vagas estão disponíveis e se o ciclista precisa levar cadeado próprio. A equipe da Vitacon entrou em contato com empresas da Av. Brig. Faria Lima e sugeriu aos empresários a instalação de bicicletários ao longo da avenida. Muitos já aderiram.

Principais objetivos da iniciativa

Incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte na capital, promover o compartilhamento de informações essenciais para quem pedala, fomentar a instalação de novos bicicletários, zelar pela segurança dos ciclistas.

Público Beneficiado

ciclistas

BenefĂ­cios e impactos gerados

Novos bicicletários foram instalados, outros foram identificados e mais gente decidiu deixar o carro e usar bicicleta como meio de transporte, sobretudo para ir a lugares em que pode estacionar a bike.

Como se dá a participação

Qualquer pessoa pode participar, consultando o mapa interativo para descobrir onde há bicicletários na cidade, identificando pontos e/ou sugerindo novos. Basta enviar um email para amabike@vitacon.com.br, localizando onde está o seu bicicletário, quantas vagas estão disponíveis e se o ciclista precisa levar cadeado próprio. Para acessar o mapa, basta clicar no link: vitacon.com.br/amabike

Começou a ser realizada

junho de 2013

Site da iniciativa

http://www.vitacon.com.br/conheca-a-vitacon/N871/amabike.htm

Ver mais iniciativas