CATEGORIA
MISTA

PRAÇAS DA REINVENÇÃO

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

A região da Vila Olímpia --com muitos empreendimentos novos, hotéis, restaurantes, bares e prédios comerciais--, carece de espaços públicos abertos, livres e desmotorizados (como a maior parte da cidade). O que motivou a iniciativa foi a necessidade latente de termos mais áreas ao ar livre ocupadas por pessoas –e não por carros. Ao lado do nosso showroom, havia uma pequena praça com vegetação alta, escura, completamente abandonada e cercada por vias movimentadas, bem na esquina da avenida Hélio Pelegrino com a rua Nova Cidade. Notamos que era até perigoso caminhar por ali à noite, mas, se iluminada e bem cuidada, aquela área seria ideal para o lazer. Por isso, resolvemos adotar a praça e transformá-la num ponto de apoio para ciclistas. Podamos a grama, fizemos um jardim bonito e colocamos alguns bancos e cadeiras de praia. Além disso, instalamos alguns equipamentos especiais: uma torre de manutenção para bicicletas, que funciona como uma oficina mecânica self-service, calibrador e paraciclo (estacionamento para bicicletas). Em menos de um mês, inauguramos na capital paulista o primeiro espaço público dedicado à mobilidade urbana e batizamos de Praça da Reinvenção. Ciclistas podem desfrutar desse espaço e dos serviços oferecidos gratuitamente. Percebemos que, nos fins de semana, o número de ciclistas na região aumenta consideravelmente, por causa da ciclofaixa de lazer. Por isso, organizamos, com a parceria de clicloativistas, algumas oficinas e palestras na praça. E, durante dois meses, aos domingos, os ciclistas que por ali passaram puderam participaram de workshops de manutenção de bikes e segurança no trânsito.

Principais objetivos da iniciativa

Incentivar o paulistano a deixar o carro, se locomover de bike, a pé ou por meio de transportes públicos, ocupar os espaços ao ar livre e viver a cidade de forma mais democrática, sustentável e equilibrada.

Público Beneficiado

Pedestres, ciclistas e moradores da cidade, sobretudo da região da Vila Olímpia, Jardins, Santo Amaro e Pinheiros.

BenefĂ­cios e impactos gerados

A partir do dia em que a Praça da Reinvenção foi inaugurada, em 2 de novembro de 2013, as pessoas passaram a frequentá-la. Num sábado de calor, diante do movimento maior do que o habitual de famílias e ciclistas por conta das oficinas e dos equipamentos instalados, um vendedor de água de côco passou o dia por ali e não reclamou do movimento. Ou seja: os moradores do entorno e os paulistanos que passam pela região logo notaram: a cidade ganhou uma praça especial, num local com muita circulação de carros, mas que, desde o ano passado, passou a contar também com ciclofaixas de lazer. Por isso, a praça da reinvenção, como ponto de apoio aos ciclistas, deu tão certo. Foi criada no momento certo e no lugar certo.

Como se dá a participação

A comunidade participa ocupando o espaço da forma mais democrática possível. Ciclistas param para calibrar pneus e descansar, famílias deitam e brincam na grama, tomam sol, casais namoram... Há quem pare para tomar água e descansar, ou fazer pic nic...

Começou a ser realizada

2/11/2013

Site da iniciativa

http://www.vitacon.com.br/conheca-a-vitacon/N870/parklets-e-pracas.htm

Ver mais iniciativas