TECNOLOGIA E
COMUNICAÇÃO

Blog De Bike / O Globo

RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

Há 3 anos e meio nasceu o Blog De Bike do Jornal O Globo. A ideia surgiu com uma conversa informal entre os blogueiros Renata Magalhães e Luiz Filipe Barboza dentro de um carro da redação do Jornal O Globo. Estávamos saindo de um evento em Copacabana voltando para o jornal e ficamos parados no trânsito por uns 30 minutos. Até que a Renata Magalhães pensou alto: "Nossa, que trânsito! De Bike eu já estava no jornal.. (suspiros..)". E assim a conversa dentro do carro passou por bicicletas, motos, ônibus, mobilidade, transporte, esporte, vida ativa das cidades, atitudes das prefeituras/governo, atitude dos ciclistas e pedestres e muito mais. Foram uns 50 minutos de debates e reflexões. E quando chegamos ao jornal, pensamos: "Mas o que a gente pode fazer para compartilhar informação, abrir espaço para que as pessoas possam mostrar a realidade do dia a dia no trânsito, falar de bicicleta, mobilidade, esporte, transporte, lazer e meio ambiente?". Propusemos à Diretoria a implementação do Blog De Bike, na editoria Esportes. Para a nossa alegria e surpresa, aprovado! Conquistamos um espaço importante na mídia para falarmos tudo o que envolva o universo das bicicletas, mobilidade e sustentabilidade. Esse é o Blog De Bike!!

Principais objetivos da iniciativa

O Blog De Bike tem o objetivo de compartilhar informações sobre o universo das bicicletas falando de mobilidade, esporte, transporte, lazer e meio ambiente. É uma conquista de um espaço importante em um grande veículo como o Jornal O Globo. Temos um espaço aberto para todos nós, ciclistas e cidadãos que pensam em um futuro melhor e em cidades mais humanas e harmoniosas para se viver.

Público Beneficiado

50.000 pegeviews

BenefĂ­cios e impactos gerados

O De Bike está há 3 anos e meio no ar com posts diários sobre diversos temas. E a cada dia conquistamos mais leitores e pessoas que querem divulgar seus eventos, suas viagens, suas atitudes no dia a dia. Recebemos críticas de ciclovias, cilofaixas e sempre que colocamos no De Bike, geralmente de acordo com a relevância do assunto, conseguimos uma pauta na editoria Rio, que tem uma abrangência bem maior que o nosso Blog. Mas a cada divulgação, de críticas principalmente, as atitudes são providenciadas. Falamos de árvores e postes no meio de uma ciclovia em Botafogo e hoje a Prefeitura mudou a ciclovia para o lado, melhorando bastante a vida de todos que passam por aquele trecho, tanto dos ciclistas quanto dos pedestres; Eventos que compartilhamos tem peso em sua divulgação e conquistam mais inscrições; Cicloviagens que divulgamos tem um retorno e inspiram outras pessoas a planejarem as suas; A mobilidade quando é colocada em pauta é um interesse de todos e temos respostas e participações ativas de pessoas que refletem e pensam junto com a gente melhores formas e atitudes para melhorar a cidade em que vivemos.

Como se dá a participação

O De Bike é um blog composto por 4 blogueiros que compartilham informações relevantes ao nosso espaço. Mas o público é o nosso grande diferencial, pois podem enviar email para o debike@oglobo.com.br que o espaço está aberto a novas ideias, posts e atitudes bacanas e relevantes para a sociedade. Muitas ideias incríveis que merecem ser compartilhadas e divulgadas para o grande público. Ficamos muito felizes em poder abrir um espaço onde ideias são vistas, compartilhadas e bons exemplos sendo seguidos.

Começou a ser realizada

24/02/2011

Site da iniciativa

Não tem

Ver mais iniciativas