TRANSPORTE
COLETIVO

Que Ônibus Passa Aqui

PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

A grande parte dos pontos de ônibus de Porto Alegre, assim como acontece na maioria das cidades do Brasil, não possui sinalização informando quais ônibus passam por cada um. Para quem não está acostumado a pegar ônibus num determinado ponto, a falta de informação faz com que as pessoas percam tempo esperando por uma linha que talvez nem passe naquela rua. Agora, imagine as centenas de milhares de pessoas que já enfrentaram esse problema alguma vez na vida, não apenas moradores da cidade, mas turistas a passeio que utilizam o transporte público para se locomover. O "Que Ônibus Passa Aqui?" é um projeto colaborativo de sinalização de pontos de ônibus. São adesivos com a pergunta “Que Ônibus Passa Aqui?” e um espaço em branco para as pessoas preencherem, colaborativamente, as linhas que passam naquele local. Acreditamos que é mais fácil cada pessoa cuidar do ponto de ônibus mais próximo de sua casa do que a prefeitura cuidar de todos os pontos da cidade. A responsabilidade de uma cidade melhor deve ser distribuída. Nesse caso, com as próprias pessoas adotando os pontos.

Principais objetivos da iniciativa

Sinalizar colaborativamente todos os pontos de ônibus do Brasil.

Público Beneficiado

Usuários de transporte público, turistas.

BenefĂ­cios e impactos gerados

Hoje o projeto é conhecido internacionalmente como um exemplo de iniciativa da sociedade civil em busca de melhorias para a o ambiente urbano. Além de termos chamado a atenção às autoridades, o projeto entrou na pauta dos meios de comunicação diversas vezes, abrindo espaço para diálogo com a prefeitura e com órgãos responsáveis pelo mobilidade urbana no Brasil. Hoje o Que Onibus Passa Aqui é reconhecido como um projeto oficial por diversas prefeituras do Brasil.

Como se dá a participação

Para participar é muito simples, basta entrar no site www.shoottheshit.cc, fazer o download do adesivo, imprimir em casa ou em uma gráfica e colar no pronto de ônibus mais próximo. No Brasil são mais de 30 cidades com adesivos e mais de 20 mil adesivos impressos. Impactando direta ou indiretamente mais de 3 milhões de pessoas.

Começou a ser realizada

Fevereiro de 2012

Site da iniciativa

http://www.shoottheshit.cc

Ver mais iniciativas