MODOS
NÃO-MOTORIZADOS

MAPA CICLOVIÁRIO DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

Uma habilidade fundamental do ser urbano é ter um mapa mental minimanente completo de sua cidade. Mais do que conhecer nomes de ruas e avenidas, saber navegar por elas mantendo um rumo. Cada cidadão tem seus marcos de orientação, seus trajetos e vivencia a cidade dentro da sua própria dinâmica. Ciclistas tendem a vivenciar a cidade de maneira distinta, e como ainda são um grupo minoritário nas ruas brasileiras, tem uma tendência colaborativa natural. É um caminho lógico portanto que existam mapas da cidade feito por ciclistas e para ciclistas. O Rio de Janeiro ainda não possuía uma versão completa de rotas recomendáveis, nem tão pouco um mapa unificado que incluísse todas as ciclovias e pontos de interesse do ciclista. Para corrigir essa deficiência, a Transporte Ativo buscou unificar os mapas colaborativos disponíveis na internet ao mapeamento da infraestrutura cicloviária carioca disponível no site. Em conversa com os desenvolvedores destes mapas, o Arlindo Pereira, Marcos Cavalcanti, Rodrigo Abreu e Zani, chegaram a conclusão que unir todas as informações em um só mapa seria maravilhoso. Era hora de começar a criar um mapa unificado de consulta pública, bastaria apenas organizar os dados, criar um grupo de trabalho com os que já iniciaram seus mapas e aos poucos incluir novos colaboradores. Estabelecemos padrões, nomenclatura, símbolos e informações. O resultado é um processo em constante produção e os cariocas estão convidados a participar enviando dados e informações que ainda não se encontrem no mapa.

Principais objetivos da iniciativa

Dados disconexos são problema, assim era a infraestrutura cicloviária do Rio de Janeiro. Não havia um mapa único que pudesse ajudar os ciclistas cariocas. Esse problema foi resolvido. O Mapa indica os principais pontos de interesse de quem pedala: ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, vias compartilhadas, via proibidas, estações de aluguel de bicicleta, bicicletários, lojas e oficinas, bombas de ar e até chuveiros.

Público Beneficiado

Todos os ciclistas que pedalam no Rio de Janeiro.

BenefĂ­cios e impactos gerados

O mapeamento cicloviário carioca evoluiu e agora quem quer pedalar no Rio de Janeiro já pode ter acesso pela internet ou através de qualquer dispositivo móvel ao mapa e os usuários de aparelhos com sistema Android ou IOS podem baixar gratuitamente o aplicativo Rio em Bicicleta. O mapa já recebeu mais de 13.000 visitas em 2014 e já possui mais de 1000 pontos cadastrados, além de ter sido replicado em várias cidades do país.

Como se dá a participação

O resultado é um processo em constante produção e os cariocas estão convidados a participar enviando dados e informações que ainda não se encontrem no mapa. O tutorial sobre como criar um mapa igual para sua cidade está disponível na internet, no blog de um dos seus desenvolvedores e também no site da Transporte Ativo. Para facilitar o entendimento, foi escrito também um Manual do Usuário (pdf). Nele estão descritas as convenções e procedimentos utilizados para a navegação. Já para facilitar a replicação desse mapa, ou similares, Brasil afora, foi disponibilizado também um guia para a inserção de dados, através desse documento, eventuais colaboradores poderão atualizar o mapa sozinhos.

Começou a ser realizada

Dezembro de 2011

Site da iniciativa

http://www.ta.org.br/mapas/

Ver mais iniciativas