TECNOLOGIA E
COMUNICAÇÃO

BIKEIT!

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

O ciclista urbano brasileiro lida com dificuldades relacionadas a falta de estruturas seguras não só no transito mas também fora dele. A falta de locais adequados para estacionar a bicicleta pode inibir o uso da mesma ou, o contrario, locais que possuem paraciclos podem potencializar a frequencia de usuários de bicicleta. O BikeIT nasce da necessidade de evidenciar essa demanda, através de pontos georeferenciados num mapa, apresentando avaliações sobre estabelecimentos e sua receptividade à clientes ciclistas. São postadas colaborativamente, pela própria sociedade civil, relatos sobre sua experiencia nos locais frequentados, categorizando os estabelecimentos como REPROVADOS, APROVADOS ou BIKEIT! (este último significando que o local é um exemplar amigo do ciclista). Se a empresa/instituição, ao receber a avaliação, interessar-se em aperfeiçoar o tratamento dado aos ciclistas, encontrará no site um manual em PDF com dicas sobre como fazer isso (esse PDF já está no ar). O download é gratuito e pode ser replicado e reproduzido sem qualquer ônus. Atualmente utilizamos o tema de WordPress Mapas de Vista (desenvolvido pelo HackLab) para apresentar as avaliações. A iniciativa nasceu em São Paulo porém, sendo a plataforma Creative Commons, temos muito prazer em adicionar novas cidades ao mapa sempre que a oportunidade aparece. Para cada nova cidade interessada em adotar a plataforma, abrimos acesso à um novo grupo de moderdores locais ao painel de controle do site, para que cada cidade possa gerenciar seu mapa, avaliações e necessidades específicas.

Principais objetivos da iniciativa

Os objetivos do BikeIT! pode ser resumidos em quatro itens: • promover a instalação de paraciclos nas cidades; • criar uma rede informativa à sociedade ciclista indicando locais adequados para se frequentar, ou não frequentar, de bicicleta; • promover estabelecimentos que apresentam condições adequadas à clientes que chegam de bike; • capacitar estabelecimentos interessados em adequar suas estruturas à receber bicicletas apropriadamente.

Público Beneficiado

usuários de bicicleta e estabelecimentos bike-friendly

BenefĂ­cios e impactos gerados

Nos últimos anos muitas mudanças vêm ocorrido no que diz respeito ao uso da bicicleta como meio de transporte nas cidades. As empresas e estabelecimentos se mostram cada vez mais preocupadas em adequar-se à essa nova e crescente realidade modal urbana. Desde a criação da plataforma em abril de 2012 diversos estabelecimentos avaliados como REPROVADOS pelos usuários do BikeIT! e, contactados pelas equipes de moderadores do site, adequaram suas estruturadas de acordo com as demandas apresentadas pelos usuários nas avaliações postadas. Em São Paulo, foi o caso de, por exemplo, o Conjunto Nacional (Av. Paulista), CineSesc (R. Augusta), Shopping Eldorado (Av. Rebouças) e Pão de Açucar (unidade Av. Angélica). Além dos estabelecimentos que alteraram seus status de REPROVADOS para APROVADOS, houveram também diversos donos de estabelecimentos que entraram em contato com as equipes de moderadores em busca de informações de capacitação para instalação de paraciclos em seus empreendimentos.

Como se dá a participação

Por se tratar de uma plataforma colaborativa, sem o público, não há BikeIT!. Todas as avaliações são criadas por e para o público. Para avaliar um local, o usuário preenche um formulário disponível no site, informado sobre nome, endereço e contato do local avaliado, se trata-se de um local APROVADO ou REPROVADO, um breve relato sobre sua experiencia ali e uma atribuição de nota entre 1 e 5 para gentileza e estrutura do local avaliado. Na atual condição Beta da plataforma, infelizmente ainda não possuimos tecnologia de código suficiente para que as avaliações sejam automaticamente postadas no site. Todas as avaliações enviadas são publicadas posteriormente pela equipe de moderadores locais.

Começou a ser realizada

Lançada em abril de 2012 em SP e em fevereiro de 2013 começou a se expandir para novas cidades

Site da iniciativa

http://www.bikeit.com.br

Ver mais iniciativas