QUALIDADE DO
ESPAÇO PÚBLICO
DA MOBILIDADE

PARKL [IT]

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

A motivação surgiu de um grupo de arquitetos, urbanistas e designers que se reuniram para debater a cidade e repensar o espaço público. O Parklet foi o projeto escolhido para começar o diálogo com a população. Trata-se de uma intervenção urbana que propõe o uso do espaço público destinado à pessoas ao retirar duas vagas de carro da rua e criar um espaço de convivência com bancos e floreiras. A implantação do primeiro Parklet na cidade de São Paulo aconteceu de maneira colaborativa em Agosto 2013 durante o Festival de Design DW.

Principais objetivos da iniciativa

Transformar o espaço destinado para dois carros em uma área de lazer e convívio para pessoas. Debater o uso do espaço público com equidade e trazer maior convivência para as ruas. Trazer maior convivência para a rua e torná-la mais aconchegante aos seus usuários. Priorizar ciclistas com a instalação de paraciclos. Incentivar a caminhada ao invés do deslocamento motorizado. Engajar a comunidade local na manutenção do espaço.

Público Beneficiado

aproximadamente 300 pessoas por dia

BenefĂ­cios e impactos gerados

O Parklet se tornou se um ponto de encontro das pessoas e trouxe convivência para a rua. Pode-se fazer um pique-nique ao ar livre e descansar em um lugar aconchegante. No Parklet da rua Oscar Porto no Paraíso a pesquisa indicou que mesmo os vizinhos que não eram favoráveis ao projeto, após a sua implantação começaram a frequentá-lo, sentam-se nos bancos e conversam com outros moradores do bairro.

Como se dá a participação

A comunidade se envolve no projeto desde o início e se compromete em fazer a manutenção do espaço. O público que caminha pelas ruas pode desfrutar do espaço durante 24hs para ler um livro, fazer refeições ao ar livre, descansar, namorar, e trazer mais vida para as ruas; de maneira espontânea e gratuita.

Começou a ser realizada

Agosto de 2013

Site da iniciativa

https://www.facebook.com/zonaverdesp?fref=ts

Ver mais iniciativas