MODOS
NÃO-MOTORIZADOS

PROGRAMA TRANSPORTE LIVRE

CURITIBA, PARANA

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

Alguns funcionários ciclistas ao ver a curiosidade e o interesse de seus colegas de trabalho a respeito da sua opção de transporte, decidiram ajudar a divulgar e promover a bicicleta como transporte para o trabalho. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa através da CIPA para identificar o perfil de mobilidade e o grau de interesse dos funcionários. Todas as demais ações foram desenvolvidas a partir desse levantamento inicial.

Principais objetivos da iniciativa

Este é um programa institucional de incentivo ao uso da bicicleta como transporte para o trabalho. Os objetivos são: reduzir o impacto ambiental, o número de acidentes de trânsito, o volume de congestionamentos, a poluição sonora e a necessidade de vagas de estacionamento. Ao mesmo tempo em que gera economia pessoal, aumenta a produtividade no trabalho, propicia uma atividade física regular saudável e cria um relacionamento mais direto com a cidade. Tudo isso ao promover a troca gradual de meios de transporte motorizados pela bicicleta.

Público Beneficiado

funcionários(em torno de 850), familiares e terceirizados

BenefĂ­cios e impactos gerados

No início do programa haviam em torno de 5 funcionários ciclistas. Hoje em dia são mais de 80 ciclistas regulares. São dezenas de vagas de estacionamentos a menos e milhares de quilômetros a menos por semana que são economizados. As atividades auxiliares como exposição, debates, oficinas de condução e passeios urbanos contribuem para a familiarização da bicicleta como transporte e aumento a conscientização não apenas de funcionários, mas também de familiares e amigos. A iniciativa já foi apresentada também em outras empresas e escolas ampliando assim o seu alcance. Além do, são feitos

Como se dá a participação

Por meio de um levantamento dos interessados em começar a pedalar para o trabalho é feito um trabalho de orientação e acompanhamento para facilitar a adoção da prática. Os funcionários que já pedalam, muitas vezes servem de guias e orientadores. Os passeios urbanos de bicicleta são voltados para o iniciante e para aqueles que não usam a bicicleta no trânsito. Aumentando assim a conscientização sobre a bicicleta no trânsito.

Começou a ser realizada

2008

Site da iniciativa

Não tem

Ver mais iniciativas