QUALIDADE DO
ESPAÇO PÚBLICO
DA MOBILIDADE

ESTAÇÃO LARGO DA BATATA

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

O projeto consiste na operação de um estacionamento de bicicletas gratuito e 24 horas com capacidade para 100 vagas. A iniciativa foi motivada por um abaixo assinado realizado na região que contou com mais de 24 mil assinaturas e que pedia a construção e operação de um estacionamento para bicicletas no Largo da Batata. A iniciativa foi implantada com o patrocínio do Banco Itaú, parceria com a Prefeitura de São Paulo e operação da Compartibike.

Principais objetivos da iniciativa

Os principais objetivos da iniciativa são: 1- Prover uma solução segura, eficiente e sem custos para o estacionamento de bicicletas em uma região de alto fluxo de pessoas, grande concentração de comércio, trabalho e moradias e e entroncamento de diferentes modais de transporte público, como o metrô e ônibus. 2- Estimular o uso de bicicleta como meio de transporte urbano na região e assim também diminuir a utilização de transporte motorizado por pessoas que habitam/trabalham/visitam a região.

Público Beneficiado

Moradores, trabalhadores e visitantes da região do Largo da Batata que pretendem utilizar a bicicleta como meio de transporte

BenefĂ­cios e impactos gerados

Os números do projeto são muito positivos. Apesar de inaugurado há menos de 2 meses, já possuímos 1284 ciclistas inscritos e já realizamos 4983 estacionamentos de bicicletas, uma média de quase 70 por dia. Além disso, desde a implementação do projeto, houve um acréscimo de 37% na utilização de bicicletas na Avenida Faria Lima, decorrente principalmente da implementação da Estação Bike. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/09/1510801-prefeitura-diz-que-bicicletario-leva-mais-ciclistas-para-a-faria-lima.shtml

Como se dá a participação

A participação da comunidade e do público que passa pela região já foi fundamental para a implementação do projeto, pela organização de um abaixo-assinado exigindo a construção e manutenção de um bicicletário no Largo da Batata. Além disso, o acesso ao serviço de estacionamento de bicicletas é universal e gratuito, então ele pretende atingir a todos os usuários de bicicleta da região. Os clientes do bicicletário, assim como a comunidade do entorno e qualquer cidadão interessado pode fazer sugestões e reclamações sobre o serviço, e estas são levadas em conta em melhorias que façamos no sistema.

Começou a ser realizada

02/08/2014

Site da iniciativa

Não tem

Ver mais iniciativas