TECNOLOGIA E
COMUNICAÇÃO

TIME MOB SP

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

Somos um grupo de pessoas (um time mesmo) que se conheceu através das redes sociais tendo um foco em comum: a melhoria da mobilidade da cidade de São Paulo. A iniciativa começou através da atitude criativa e inovadora do Técnico em Suporte Adilson de Paula, que em 2011 criou o perfil @UsuariosMetroSP e do professor de Geografia Anderson Ricardo que meses depois criou o perfil @SardinhaExpress que tinham e ainda tem a missão de ajudar os quase 10 milhões de usuários. Com o tempo, a iniciativa dos dois ganhou mais força com a chegada do portal de mobilidade Via Trólebus e do seu criador Renato "Lobo". Por causa destas três mentes, outras pessoas acreditaram na oportunidade de poder ajudar e hoje o Time Mob SP conta com 25 colaboradores que diariamente reportam através de outros perfis colaborativos o que acontece no dia a dia do transporte. Os perfis @L1Azul, @L2Verde, @L3Vermelha, @L4Amarela_, @L5Lilás os novos perfis @L6Laranja e @L15Prata são o exemplo de pessoas engajadas em conhecer um pouco mais da cidade, tentar ajudar os outros com informações relevantes e ajudar no dia a dia para que o cidadão paulistano possa escolher qual tipo de modal de transporte ele vai utilizar naquele dia, em sua ida para o trabalho, lazer ou estudo. Os perfis cobram diariamente melhorias e acolhem ideias dos usuários, além de ser um ponto de encontro de discussão sadia e inteligente sobre a mobilidade. Além disso, gostamos que os usuários estejam sempre conosco e nos ajudando a melhorar a qualidade e a amplitude da informação. Os perfis Usuarios e Sardinha juntos hoje possuem mais de 20 mil seguidores e queremos mais, queremos que eles possam ajudar ainda mais, trazendo informação importante e ajudar o usuário.

Principais objetivos da iniciativa

Com o auxílio das redes sociais, nossos perfis são um canal aberto diretamente com o usuário que está dentro do trem, do metrô e do ônibus. E a informação que recebemos diariamente faz com que outras pessoas estejam cientes da qualidade do serviço prestado e também das possíveis melhorias que podem ser feitas. Perante ao Metrô de São Paulo, como por exemplo, conseguimos que a Companhia voltasse a fazer campanhas de educação e bom senso, visando a cidadania e a qualidade de vida do usuário. Aliás, o grande foco de todos os perfis do Time Mob SP é permitir a livre comunicação entre usuários, criar um ponto online onde se discute o assunto mobilidade de forma simples e de forma apartidária. Estamos com os perfis online permitindo que os usuários possam fazer qualquer tipo de intervenção, seja para reportar vandalismo ou a falta de gestão na operação das empresas de SP ou mesmo para que tais usuários possam, junto conosco, criar soluções e sugestões para as empresas. Temos em mente que juntos, usuários e empresas, podemos mudar o panorama do serviço prestado e da qualidade prestada diariamente.

Público Beneficiado

O cidadão paulistano que utiliza o transporte coletivo da cidade.

BenefĂ­cios e impactos gerados

Conseguimos que as gestões de Metrô, CPTM e SPTrans ficassem mais atentas às redes sociais e também ao que os usuários falavam delas online. Ainda achamos que nossa abrangência perante aos órgãos do governo ainda é pequeno. Queremos que os cidadãos possam opinar mais de como melhorar a operação dos serviços prestados, mas já tivemos muitas sugestões acatadas tanto pelo Metrô (colocação de faixas explicativas, mudanças de atitudes dos profissionais, criação de campanhas educativas) como na CPTM (campanhas educativas) e SPTrans (melhoria da comunicação institucional da empresa perante ao usuário). Queremos que as empresas se empenhem em melhor se comunicar em momentos de falhas e problemas operacionais. E que também possamos, como usuários também, ter voz mais atuante na melhoria da qualidade do serviço.

Como se dá a participação

Por meio das redes sociais Twitter e Facebook e também com a mídia convencional (TV e Jornais) que nos veem como aliados na geração de informação relevante.

Começou a ser realizada

2011

Site da iniciativa

http://www.viatrolebus.com.br

Ver mais iniciativas