TECNOLOGIA E
COMUNICAÇÃO

CENTRO DE OPERAÇÕES DE MOBILIDADE

CURITIBA, PARANA

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

O Centro de Operações de Mobilidade (COM) foi criado para operar e monitorar frotas de veículos para a gestão pública. O primeiro projeto desenvolvido pelo COM foi a gestão da frota elétrica da Prefeitura de Curitiba, em uso desde junho de 2014 pelo Programa Ecoelétrico, que foi concebido com intuito de disponibilizar veículos elétricos para serem utilizados pelos servidores da Prefeitura Municipal de Curitiba, durante a Copa da FIFA de 2014. Por meio de parceria firmada entre ICI e Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA), um dos principais centros de investigação em mobilidade urbana de Portugal, o Centro de Operações de Mobilidade faz uso do que há de mais avançado em termos de ferramental para mobilidade urbana. Além disso, o Programa Ecoelétrico conta ainda com parceria da Itaipu Binacional e Aliança Renault-Nissan. O serviço realizado no COM permite o monitoramento e operação on-line, da frota de carros elétricos e permite a aquisição de indicadores de sustentabilidade inéditos, até então, como energia elétrica consumida, número de viagens e distâncias percorridas. É possível calcular a quantidade de gás carbônico que, com o uso dos veículos elétricos, deixa de ser lançado na atmosfera. O gás carbônico é o principal agente causador do efeito estufa. O ICI também desenvolveu o site que apresenta todas as informações sobre o Programa Ecoelétrico em Curitiba. O endereço é www.ecoeletrico.curitiba.pr.gov.br.

Principais objetivos da iniciativa

O objetivo de Centro de Operações de Mobilidade é realizar o primeiro projeto-piloto de inserção de veículos elétricos em uma frota pública, realizado no Brasil, com o objetivo de provar conceitos de usabilidade, mobilidade urbana e sustentabilidade, já amplamente difundidos e validados em países desenvolvidos, mas que nunca foram testados no contexto de uma grande cidade do Brasil. O Programa Ecoelétrico, por sua vez, consiste na análise de introdução de um novo modal de transporte em um meio urbano, considerando seus impactos de mobilidade urbana e sustentabilidade. No caso, o novo modal de transporte escolhido foi o veículo elétrico. O Programa Ecoelétrico é a primeira ação da capital paranaense com o intuito de cumprir as recomendações do termo de compromisso para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, durante o C 40, em Johanesburgo, África do Sul. Sem custos à Prefeitura, ao todo o programa compreende 10 carros que foram disponibilizados pela Renault e Itaipu Binacional (Zoe – cinco unidades; Kangoo Z.E – três unidades, Twizy – duas unidades) e três miniônibus de acordo com contrato em comodato firmado entre as partes. Para o abastecimento, 10 eletropostos serão instalados em sete locais: Praça Rui Barbosa, Parque Tanguá, Parque Barigui, Secretaria de Administração, Prefeitura – Palácio 29 de Março, Setran – Prado Velho, Jardim Botânico. Os veículos foram destinados ao atendimento das demandas da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e do Instituto Curitiba de Turismo.

Público Beneficiado

Gestão pública municipal de Curitiba.

BenefĂ­cios e impactos gerados

Com o Centro de Operações de Mobilidade, o ICI passou a oferecer aos gestores públicos um ganho com relação à governança de seus ativos - sejam eles elétricos ou não, pois permite o gerenciamento de qualquer tipo de frota. Com o Centro de Operações de Mobilidade, o ICI passou a oferecer aos gestores públicos um ganho com relação à governança de seus ativos - sejam eles elétricos ou não, pois permite o gerenciamento de qualquer tipo de frota.

Como se dá a participação

Não se aplica.

Começou a ser realizada

Termo de cooperação técnica com o CEIIA foi estabelecido em outubro de 2013. Em abril de 2014, fechou-se contrato para a implantação do COM.

Site da iniciativa

http://www.ecoeletrico.curitiba.pr.gov.br/

Ver mais iniciativas