TRANSPORTE
COLETIVO

QUE ÔNIBUS PASSA AQUI ?

PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

A ideia surgiu quando percebemos que não existia nenhum tipo de sinalização para usuários do transporte coletivo nos pontos de ônibus em Porto Alegre. Para quem não está acostumado a pegar ônibus num determinado ponto, a falta de informação faz com que as pessoas percam tempo esperando por uma linha que talvez nem passe naquela rua. Nossa ideia foi tentar ajudar essas pessoas de maneira simples e barata, pois nos faltavam os recursos necessários para sinalizar a cidade inteira. Pensando nisso, chegamos a ideia de um adesivo O projeto "Que Ônibus Passa Aqui?" é um alerta às autoridades sobre esse grave problema. A ideia era desenvolver um adesivo padrão com a pergunta "Que Ônibus Passa Aqui?" e um espaço em branco onde as pessoas poderiam, de maneira colaborativa, escrever quais ônibus elas sabiam que passavam naquele ponto. Além de colar alguns adesivos ao longo desses 3 anos desde que a ideia foi lançada, também incentivamos que as pessoas baixem o adesivo no nosso site para poder implantar em sua própria cidade.

Principais objetivos da iniciativa

Sinalizar o maior número possível de pontos de ônibus de Porto Alegre e despertar na população uma consciência colaborativa.

Público Beneficiado

Usuários do transporte coletivo.

BenefĂ­cios e impactos gerados

Após colocarmos o projeto no Catarse, a ideia gerou muita discussão e debate na cidade a respeito dos direitos do usuários de ônibus. Sofrendo pressão da população, a Prefeitura de Porto Alegre decidiu bancar a ideia e desenvolver os adesivos dentro do órgão público. Eles então, em parceria com a Shoot The Shit, criaram um adesivo com as linhas já escritas e distribuíram em algumas ruas da cidade. Infelizmente o projeto foi abandonado meses depois, pois a Prefeitura encontrou no vandalismo uma barreira que impedia a continuação do projeto (ponto que nós discordávamos). Hoje o projeto está na gaveta da Prefeitura, mas nós continuamos envolvidos e colando adesivos, os mesmos que criamos no começo. Mais de 30 cidades (entre elas Lima e Ciudad del Mexico) já possuem adesivos espalhados graças a voluntários. Algumas dessas cidades também adotaram o adesivo como sinalização oficial, como é o caso de Recife.

Como se dá a participação

Qualquer pessoa pode acessar nosso site em http://shoottheshit.cc/Baixe-aqui-o-adesivo e fazer o download do adesivo para levar numa gráfica e imprimir quantos quiser. Após impresso, resta escolher que pontos sinalizar e sair caminhando pela cidade, colando os adesivos.

Começou a ser realizada

Fevereiro de 2012.

Site da iniciativa

http://shoottheshit.cc/Que-Onibus-Passa-Aqui e https://www.facebook.com/QueOnibusPassaAqui

Ver mais iniciativas