ORGANIZAÇÃO
COMUNITÁRIA
OU DO TRABALHO

BIKE BLITZ

ARACAJU, SERGIPE

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

O Bike Blitz consta na realização de intervenções em locais de grande circulação de ciclistas e pedaleiros na cidade de Aracaju com o objetivo de disponibilizar gratuitamente manutenção básica nas bicicletas. Constata-se que aproximadamente 70% das bicicletas que circulam pela cidade não estão adequadas as normas de segurança impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro a exemplo de freios e sinalização refletiva dianteira e traseira. Com isso, o projeto Bike Blitz pretende realizar gratuitamente manutenção básica com o conserto ou substituição do itens de segurança e proporcionar uma melhoria na segurança do ciclista e consequentemente a conscientização dos mesmos sobre a necessidade de manutenção e conservação da bicicleta.

Principais objetivos da iniciativa

Objetivos primários - Promover a cultura da bicicleta; - Contribuir na formação e dialogar com ciclista urbano sobre os seus direitos e ocupação do espaço público para pessoas que pedalam nas regiões periféricas da cidade; - Fazer e levar informação sobre manutenção de bicicleta; - Levantar informações sobre o real perfil do ciclista urbano na cidade. Objetivo secundário - A médio e longo prazo possamos ter ciclistas multiplicadores de informações sobre os seus direitos e deveres no trânsito e a sua humanização.

Público Beneficiado

A BIKEBlitz é um projeto da ONG Ciclo Urbano, criado para levar informações sobre manutenção de bicicleta, direitos do ciclista e ocupação do espaço público para pessoas que pedalam nas zonas periféricas da cidade de Aracaju.

BenefĂ­cios e impactos gerados

Acreditamos que a médio e longo prazo possamos ter ciclistas multiplicadores de informações sobre os seus direitos e deveres no trânsito e a sua humanização.

Como se dá a participação

As ações são realizadas com a participação de voluntários e associados da Ciclo Urbano. Com a abordagem individual e dialogada através de panfletos informativos, adesivos, placas em PVC, água e realização de manutenção básica para a bikes.

Começou a ser realizada

Maio de 2013

Site da iniciativa

Não tem

Ver mais iniciativas