MODOS
NÃO-MOTORIZADOS

Ciclo Rotas Centro

RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

O ano de 2012 ocorreram eleições para prefeito Brasil afora, época de debates, propostas e promessas. Como forma de pressionar o próximo alcaide a estruturar uma rede cicloviária no centro da cidade, ciclistas cariocas se uniram para construir um plano completo de ciclorrotas cruzando toda a região central, uma rede que integra os bairros centrais e ao mesmo tempo une a Zona Sul à Zona Norte. Com aproximadamente 22% do total de quilômetros da malha cicloviária, a Zona Sul foi pioneira com as primeiras ciclovias segregadas tendo sido concluídas no início dos anos 1990. Hoje a região tem uma malha diversificada, com ciclovias, faixas compartilhadas com pedestres, ciclofaixas, além de muitos quilômetros de Zona 30. A Zona Norte do Rio até pouco tempo atrás contava apenas com a ciclovia ao redor do estádio do Maracanã. Essa malha tem crescido. No entanto entre a Zona Sul e a Zona Norte, o centro do Rio de Janeiro não tem qualquer infraestrutura cicloviária. Para além do cicloativismo, a proposição de um plano estruturado é uma maneira eficiente de municiar os técnicos da administração municipal para que eles possam ter subsídios para aumentar a malha cicloviária. Uma estratégia que independe dos humores políticos e que se constrói para além do calendário eleitoral. O projeto nasceu com o grande objetivo de ser uma construção coletiva de um sistema cicloviário para a região central e ao mesmo um presente dos cidadãos para a cidade e todos que pedalam ou gostariam de pedalar pelo Centro.

Principais objetivos da iniciativa

A cidade do Rio de Janeiro está em transformação e grandes reformas urbanas são também momentos de oportunidades. Natural que busquemos promover o uso da bicicleta enquanto a cidade passa por uma de metamorfose. Foi essa a visão central do projeto ciclorrotas do centro do Rio de Janeiro, reunir pessoas para propor, através da participação cidadã, uma cidade mais humana. Nada melhor portanto que pensar o futuro da paisagem central do Rio de maneira a incluir a bicicleta.

Público Beneficiado

Todos que pedalam ou gostariam de pedalar pelo Centro.

BenefĂ­cios e impactos gerados

Uma grande vitória da sociedade civil em prol da bicicleta. A malha proposta pelo projeto Ciclo Rotas Centro foi oficializada e já faz parte do parte do planejamento da Prefeitura do Rio de Janeiro. Esta sendo utilizada verba de compensação ambiental do Porto Maravilha e o projeto já esta sendo implementado.

Como se dá a participação

O projeto Ciclo Rotas teve como eixo norteador o atributo de participação. Nosso desejo era ter o máximo possível de vozes envolvidas, nas mais diferentes esferas. No decorrer do projeto, lidamos como uma série de ideias e possibilidades sobre participação: Com os cidadãos podem participar? O que podem oferecer no processo? Como usar metodologias que sejam abrangentes, capilares, democráticas e transparentes? Quais plataformas utilizar?

Começou a ser realizada

Julho de 2012.

Site da iniciativa

http://ta.org.br/site/news/crc.pdf

Ver mais iniciativas