ORGANIZAÇÃO
COMUNITÁRIA
OU DO TRABALHO

PEDAL SOLIDÁRIO- SOU CICLISTA, SOU DO BEM

BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

A partir da reunião dos ciclistas que se manifestaram quanto à mobilidade urbana, ao dia mundial sem carro (22/09) e ao dia da luta nacional das pessoas com deficiências (21/09), resolvemos criar o evento Pedal Solidário, com o objetivo de reunir ciclistas, manifestar, conscientizar a população quanto ao uso da bicicleta, principalmente motoristas e também realizar nosso papel social, colaborando com uma entidade filantrópica. A iniciativa reuniu 88 ciclistas em sua primeira edição em 21/09/2013 e por insistência dos próprios participantes, agendamos outro evento e outro e já estamos programando nosso 4º Pedal a ocorrer em 08/11/2014. O ganho dos participantes é incomensurável mas pode ser percebido pela alegria manifestada no retorno. Normalmente o trajeto ida e volta parte de um ponto onde há o fornecimento das bicicletas aos participantes que ficam extremamente motivados na saída. O retorno ocorre sempre com muita emoção, pois além do passeio ciclístico, há interação entre os participantes que se ajudam quanto a problemas nas bicicletas, pois vários não tem este hábito, e, principalmente, pela ação social desempenhada que é carregada de gratidão por quem recebe o carinho. As visitas ocorrem em entidades filantrópicas (casas que abrigam: crianças portadoras de paralisia cerebral - 1º Pedal, crianças e adolescentes portadores de câncer - 2º Pedal, lar de idosas - 3º Pedal). Nosso 4º Pedal será até uma instituição que abriga crianças abandonadas ou cujos pais não tem condições de criá-las (drogas, abusos, violência, dentre outros).

Principais objetivos da iniciativa

Social · Apoio a uma instituição de caridade com a arrecadação e entrega de itens de necessidade. · Estímulo à prática de solidariedade. · Estímulo à integração e à convivência em comunidade Ambiental · Estímulo à redução do número de carros nas ruas com sua substituição por bicicletas. · Conscientização dos motoristas quanto à distância obrigatória entre carro e ciclista (1,5m, conforme Artigo 201, Código de Trânsito Brasileiro). · Promover a mobilidade urbana por meio de bicicletas. Saúde · Estímulo à prática de ciclismo, esporte saudável.

Público Beneficiado

Toda a comunidade de Belo Horizonte e cidades vizinhas, motivados pela reunião dos ciclistas que se manifestam quanto à mobilidade urbana e ao dia mundial sem carro (22/09).

BenefĂ­cios e impactos gerados

Temos percebido que há mais consciência em BH em relação ao papel da bicicleta no trânsito. Motoristas têm respeitado mais o ciclista, várias ciclovias foram implantadas e o número de ciclistas pedalando na orla da Lagoa da Pampulha e em vários espaços para isso tem aumentado muito, graças a iniciativas como a nossa, que vem difundindo o uso das bicicletas. Há vários grupos de ciclistas urbanos com eventos periódicos de pedalada em BH, inclusive um grupo, Bike Anjo, que ensina crianças, jovens, adultos e velhos a andar de bicicleta numa iniciativa gratuita em locais variados da cidade em datas programadas.

Como se dá a participação

A comunidade participa do evento apoiando, fazendo doações e pedalando conosco. Além dos ciclistas inscritos, que adquirem a camisa do evento, temos também ciclistas que durante o trajeto se unem ao nosso grupo e participam do evento. Os grupos de ciclistas de BH como MinasRiders, Bike Anjo, LêVelô, Sagrado Pedal, Mais Aventuras, entre outros, sempre nos auxiliam orientando os ciclistas inexperientes sobre o uso da bicicleta em vias urbanas e também acompanhando o grupo inteiro, com sinalização aos motoristas para ficarem atentos aos ciclistas. Além disso temos apoio da BHTrans e Polícia Militar de Minas Gerais que acompanham o movimento com batedores e carro de apoio para garantir a segurança dos participantes. Outros não ciclistas acompanham-nos de carro, para ajudar ciclistas com problemas ou para transportar as doações, crianças cansadas, água para os participantes e o que mais for preciso. Temos percebido que a adesão ao evento tem sido cada vez maior, com 88 ciclistas no primeiro evento e mais de 130 no último evento com previsão de mais de 200 ciclistas no próximo.

Começou a ser realizada

21/09/2013

Site da iniciativa

https://sites.google.com/site/pedalsolidario/

Ver mais iniciativas