ORGANIZAÇÃO
COMUNITÁRIA
OU DO TRABALHO

OFICINA COMUNITÁRIA MÃO NA RODA

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

Com o objetivo de montar um espaço de aprendizado e troca de conhecimento de mecânica de bicicleta, um grupo de ciclistas, junto com a Ciclocidade montou na Vila Madalena a primeira oficina Mão na Roda, depois de estruturar o primeiro espaço, firmamos uma parceria com a Prefeitura e abrimos a oficina em 2 centros culturais ( o CCSP e o CCJ). Através de doações e do trabalho voluntário dos mecânicos que atendem o público a oficina funciona toda semana gratuitamente ao público. A ideia do espaço é que o público se sinta autônomo para trabalhar em sua bicicleta, mas também para se envolver com o processo participativo da oficina.

Principais objetivos da iniciativa

A oficina é um espaço de aprendizagem e troca de conhecimento, oferecemos a estrutura e as ferramentas para fazer uma manutenção completa na bicicleta. O princípio da oficina é o do faça você mesmo e com o auxílio de mecânicos você vai aprender a consertar a sua própria bicicleta.

Público Beneficiado

atualmente atendemos um público aproximado de 65 pessoas por semana nas 3 oficinas

BenefĂ­cios e impactos gerados

As pessoas passam a ter mais autonomia em relação ao uso de sua bicicleta, entendendo mais sobre o funcionamento de seus veículos. A oficina mão na roda permite a reutilização a de peças semi novas e estimula o conserto ao invés do descarte. além de recolocar para andar bicicletas que antes estavam paradas.

Como se dá a participação

Todos podem ser voluntários na oficina, não precisa ter conhecimento mecânicos para ajudar. Estimulamos a troca de conhecimento , todos podem ensinar e aprender.

Começou a ser realizada

2010

Site da iniciativa

http://www.ciclocidade.organização. br/maonaroda

Ver mais iniciativas