TECNOLOGIA E
COMUNICAÇÃO

BLOG THECITYFIX BRASIL

PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

Durante as últimas décadas, as políticas públicas e o planejamento da mobilidade urbana no Brasil foram primordialmente voltados ao automóvel particular. Somado a isto, o aumento frequente na tarifa e o crescimento do poder aquisitivo geraram uma queda de 25% na utilização do transporte público e o aumento exponencial dos congestionamentos nas grandes cidades. Essas condições acarretaram uma série de problemas sociais, ambientais e econômicos, como o aumento das emissões locais e globais, de acidentes e mortes no trânsito, e a degradação do transporte coletivo. Só em termos de segurança viária, cerca de 43 mil pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito por ano no país. Esse cenário motivou a criação do blog TheCityFix Brasil (TCFB), em 2011, pela EMBARQ Brasil, sendo considerado uma das plataformas digitais pioneiras no país para a disseminação do debate e ideias inovadoras voltadas à mobilidade e ao desenvolvimento urbano sustentáveis - temas que até então não tinham tanta visibilidade e compreensão pelo público em geral. O blog foi inspirado na experiência internacional do TheCityFix.com, mantido desde 2007 pela EMBARQ em Washington DC. A plataforma brasileira cobre iniciativas inspiradoras e os principais tópicos da mobilidade urbana no Brasil. Nos últimos anos, surgiram importantes iniciativas para qualificar a mobilidade, como a Política Nacional de Mobilidade Urbana, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito e os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os anos de 2012 e 2013 foram transformadores, com a realização da Rio+20 e a eclosão dos protestos populares. A população, em especial os jovens, foi às ruas com força e consciência da dimensão que a mobilidade urbana representa para a vida nas nossas cidades hoje. O TheCityFix Brasil se orgulha de ter acompanhado estes momentos-chave para a mobilidade nacional e de ter sido um dos veículos responsáveis pela disseminação dos conceitos que conduziram à evolução deste debate.

Principais objetivos da iniciativa

O TheCityFix Brasil é um blog especializado em promover a mobilidade e o desenvolvimento urbano sustentáveis no Brasil. A plataforma cobre iniciativas e projetos inspiradores e os principais tópicos relacionados ao transporte urbano em território nacional, além de divulgar eventos e oportunidades de trabalho relacionadas ao setor. Diariamente, são publicadas pautas atuais, relevantes e inovadoras relacionados a uma ou mais entre as áreas: Transporte Integrado; Desenvolvimento Urbano & Acessibilidade; Saúde & Segurança Viária; Qualidade do Ar & Mudanças Climáticas; Comunicação & Marketing. O principal objetivo do blog é ser uma fonte de informação, tanto para o público técnico e especializado, quando para o público leigo e engajado – de forma a influenciar cada vez mais pessoas a adotarem ações que tornem a mobilidade urbana e o desenvolvimento urbano mais sustentáveis nas cidades brasileiras. Os seguintes princípios são divulgados pelo blog: priorização do transporte coletivo em relação ao transporte individual, incentivo ao transporte não-motorizado, desestímulo ao uso do automóvel, e integração da mobilidade ao desenvolvimento urbano. O TCFB também tem por objetivo ser uma ferramenta de participação popular e engajamento público, ao adotar conteúdo colaborativo e estimular o debate sobre as condições, desafios e soluções para a mobilidade urbana no Brasil. O conteúdo do blog também visa oportunizar a troca de conhecimentos e práticas entre os municípios. Ao mostrar experiências de cidades-referência e boas práticas não só do Brasil mas do mundo, o blog tende a inspirar tomadores de decisão e formadores de opinião que acompanham a plataforma.

Público Beneficiado

O público do TheCityFix Brasil é formado por jovens interessados em melhorar a mobilidade de sua cidade. O público também abrange especialistas e estudantes das áreas de Engenharia, Transportes, Desenvolvimento Urbano, Arquitetura, Design, Meio Ambiente, Polí

BenefĂ­cios e impactos gerados

A continuidade do projeto e o crescimento da popularidade do blog demonstram que ele está causando um grande impacto: tocar as pessoas mostrando como melhorar a vida nas cidades brasileiras, por meio de uma mobilidade urbana mais sustentável. Embora não seja possível mensurar o que cada leitor do blog realizou de mudanças na realidade (desde pessoas comuns que mudam seu modal de transporte, até técnicos municipais que lideram grandes projetos de mobilidade), sabemos pelo sucesso do blog que esse impacto existe e tem crescido. O TCFB foi escolhido o melhor blog de Sustentabilidade do país por dois anos consecutivos. A plataforma conquistou o Prêmio TopBlog 2012, por Júri Acadêmico, e em 2013 foi eleito Top 1 por Júri Popular. O reconhecimento do trabalho também é visível na reprodução da mídia especializada, tendo sido citado por importantes fontes da área como Planeta Sustentável, Planetizen, ITDP Brasil, Mobilize, etc. A credibilidade adquirida aproximou pessoas engajadas ao blog. A visibilidade que o TCFB dá aos projetos, eventos e conceitos da EMBARQ Brasil já oportunizaram convites para palestras e participação em importantes eventos ligados ao transporte sustentável. Feedbacks de leitores: “As notícias, matérias e estudos publicados são realmente muito úteis para todos que procuram por esse tipo de informação. Eu, particularmente, tento na medida do possível replicá-las em outros meios digitais (redes sociais e blog) para as pessoas que comumente não buscam este tipo de informação, mas sabem e julgam ser bastante relevantes. Regularmente recebo feedbacks extremamente positivos das notícias que são veiculadas por vocês.” “Sou jornalista e venho acessando o blog desde que o descobri, há cerca de um mês, pois o assunto mobilidade urbana sustentável me apaixona e tem profundo impacto na minha vida. Não tenho carro, não dirijo por opção e sonho com o dia em que poderei me deslocar pela minha cidade (Rio de Janeiro) a pé, de transporte público ou de bicicleta”.

Como se dá a participação

O blog TheCityFix Brasil é feito “por e para”, tanto o público geral quanto o público especializado – servindo assim como uma ponte que liga o conhecimento técnico especializado e as pessoas comuns que querem entender e fazer ações individuais para uma mobilidade mais sustentável. O TCFB é uma plataforma de conteúdo colaborativo. O blog está sempre aberto a novas contribuições e já possui uma rede de 60 colaboradores de diferentes áreas de especialização e expertise que enriquecem o conteúdo com viés informativo e inovador. Com uma rede de colaboradores de áreas multidisciplinares e textos que mesclam o conhecimento técnico com uma linguagem simples e acessível, o blog consegue agregar tanto o público especializado quanto o leigo, sempre com um viés positivo, mostrando bons exemplos. É um espaço democrático para a troca de informações entre os leitores ao promover desde artigos e pesquisas especializadas até iniciativas curiosas e inovadoras no setor. Desse modo, o TheCityFix Brasil se consolidou, ao longo dos últimos três anos, como uma ferramenta importante para divulgar os próprios conceitos de “mobilidade urbana”, de “cidades para pessoas” e de "sustentabilidade" em transportes, para um público mais geral, além de informar os leitores sobre as políticas públicas voltadas ao setor, como forma de impulsionar o debate. Assim, o blog pode ser considerado uma ferramenta de educação pública e de engajamento popular para revolucionar as atuais condições de mobilidade e qualidade de vida nas cidades brasileiras. Feedbacks de leitores: “Bom dia, acompanho sempre o site e ele foi uma das inspirações para eu, com um grupo de amigos interessados em urbanismo, criar um blog e página no Facebook sobre o tema.” "Adorei saber que poderia ser uma colaboradora para o blog. Tenho 24 anos, sou recém-formada em Ciências Sociais pela USP. Moro em São Paulo e essa cidade é uma das responsáveis por despertar em mim um olhar crítico para os lugares que estamos construindo.”

Começou a ser realizada

Maio de 2011

Site da iniciativa

http://thecityfixbrasil.com/

Ver mais iniciativas