MODOS
NÃO-MOTORIZADOS

Bicicletas Escolares - Acesso à Cidade e Geografia do Território da Escola

ITAPOA, DISTRITO FEDERAL

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

Com o adesão do Governo do Distrito Federal ao programa do FNDE Bicicletas Escolares foi realizado com o alunos os contemplados uma oficina para definição de rotas seguras para o trânsito de bicicletas. Durante esse processo, os alunos vivenciais por software de Sistema de Informações Geográficas o território onde viviam. Essa ferramenta, além de grande interesse dos alunos possibilitou a elaboração de um novo projeto de tráfego na cidade, onde as rotas sugeridas pelos ciclistas foram inseridas. A dinâmica possibilita, além de definir as rotas, o entendimento do espaço geográfico com imensas possibilidades de inserção de conteúdos da grade curricular.

Principais objetivos da iniciativa

Inserir a mobilidade sustentável como possibilidade para a comunidade envolvida Garantir o acesso à cidade de alunos do ensino fundamental de escolas públicas Introduzir ferramentas de Sistema de Informações Geográficas naw aulas de geografia. Definir rotas seguras para o trânsito de bicicletas na cidade.

Público Beneficiado

1300 alunos de escolas pública

BenefĂ­cios e impactos gerados

Aumento do uso de biciletas na cidade e consequentemente o maior acesso dos alunos beneficiados aos serviços públicos, culturais e de lazer oferecidos pela cidade

Como se dá a participação

O simples fato da adesão da escola ao programa Bicicletas Escolares já impacta a comunidade. Esse bem, doado ao aluno se transforma em mais um modo de transporte da família. Após a doação é realizada a oficina para definição de rotas seguras com os beneficiádos e se tem a elaboração de um novo projeto de tráfego na cidade. A partir desse momento já se percebe mãos versatilidade da população em sua mobilidade diária.

Começou a ser realizada

2013

Site da iniciativa

Não tem

Ver mais iniciativas