TRANSPORTE
COLETIVO

Ônibus Elétrico: geração com rede aérea, grupo motor-gerador e-ou baterias

SAO BERNARDO DO CAMPO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

A Eletra desenvolveu tecnologia de ônibus elétrico, cuja fonte da geração de energia para o motor elétrico determina o modelo do ônibus: - rede aérea: modelo trólebus - Grupo motor-gerador: modelo híbrido - Baterias: modelo elétrico puro

Principais objetivos da iniciativa

O conceito de ter um ônibus elétrico e determinar a sua operação de acordo com a matriz energética disponível, abre um leque enorme de possibilidades para implantar soluções de transporte sustentável nas cidades. Se o sistema permite a instalação de rede aérea teremos os trólebus. Se o sistema prefere uma tecnologia de baixa emissão com flexibilidade, temos o elétrico híbrido. Se o sistema permite a adoção de tecnologias mais avançadas, porém com maior custo, temos o ônibus elétrico puro (baterias). O importante é que a tecnologia de tração desenvolvida pela Eletra, permite utilizar a tecnologia que melhor se adequá a cada sistema e, principalmente, permite migrar de uma geração de energia para outra no mesmo veículo. Podendo transformar um híbrido em trólebus ou elétrico puro e vice-versa.

Público Beneficiado

Toda a população, já que reduz ou zera a emissão de poluentes e ruído

BenefĂ­cios e impactos gerados

Nos corredores onde trólebus e híbridos estão operando a qualidade de vida dos passageiros e dos moradores da região melhorou e o entorno do sistema se valorizou. Isto não acontece na implementação de um corredor a diesel, já que criamos uma concentração de emissão e ruído. Além disto os ônibus elétricos trazem maior conforto para motoristas e passageiros, já que tem aceleração controlada, menor índice de ruído e deslocamento suave.

Como se dá a participação

O transporte público depende de políticas públicas e a comunidade está reivindicando melhor condições de transporte e um transporte mais sustentável.

Começou a ser realizada

Os trólebus com nova tecnologia ha 5 anos. Híbridos desde 1999 e Elétricos Puros em 2014

Site da iniciativa

https://www.eletrabus.com.br

Ver mais iniciativas