Programa Passagens

Em um contexto de crescimento urbano, as pessoas precisam se mover por várias razões, por longas distâncias e locais diferentes. A questão da passagem como um atalho, o espaço de transição, torna-se, assim, um desafio crucial para facilitar o acesso a várias instalações urbanas. Os cidadãos estão exigindo mais qualidade, mais atenção para as suas viagens individuais, maior intensidade, cortesia, velocidade e acesso.

Enfatizar a importância da passagem também é colocar em consideração a qualidade urbana desses espaços (escadarias, calçadas, travessias, atalhos formais e informais) para a vida urbana.

Não é um problema de pouca relevância. Não se trata só de facilitar o acesso, mas também articular com outros componentes da mobilidade urbana. Assim, deve ser dada à qualidade de passagem o tratamento de um espaço social de atenção especial.

Com o lançamento do programa internacional Passagens, dirigido a profissionais e ao público em geral, o Institute pour la Ville en Mouvement –  IVM reivindica a função dos espaços de microarticulação de trajetos como elos essenciais de nossos deslocamentos urbanos.

Durante dois anos (2014-2015) uma rede de especialistas internacionais estará mobilizada para desenvolver pesquisas, eventos científicos, culturais e artísticos sobre esta temática.

Mas se estes espaços de articulação passagens sempre estiveram presentes em nossas cidades, de diversas maneiras por que hoje merecem destaque? Como recuperar o prestígio e o sentido pleno destes articuladores essenciais, frequentemente abandonados? Quais são as possíveis vias de reflexão e inovação destes pequenos espaços de mobilidade? Em sua condição de pesquisa-ação interdisciplinar, o programa inclui a na realização de intervenções concretas e inovadores em lugares demonstradores de passagens. 

 

IVM e seu compromisso com a qualidade dos espaços da mobilidade

O Programa PASSAGENS e o desafio social

Os objetivos de PASSAGENS

PASSAGENS – Chamado para a inovação

PASSAGENS – Locais demonstradores em curso

PASSAGENS – Intervenções para quem? Com quem?

PASSAGENS – Equipe