MODOS
NÃO-MOTORIZADOS

CORRIDAAMIGA

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

Em tempos de trânsito caótico, poluição, transporte público lotado, sedentarismo, obesidade, falta de tempo, stress e mau humor (Ufa!), é fácil perder a paciência e, principalmente a saúde. Por outro lado, estamos sempre em uma incessante busca por uma melhor “Qualidade de Vida”. E quem pratica corrida alcança esta melhor qualidade e vai mais além, consegue um novo e fantástico “Estilo de Vida”. Juntando, então, nossa paixão pela corrida e a importante questão da mobilidade urbana, o projeto corridaamiga nasce sob o conceito do deslocamento ativo, onde pretendemos compartilhar instruções e orientações para a prática da corrida como meio de transporte na cidade.

Principais objetivos da iniciativa

A corridaamiga foi criada no inicio de 2014 para promover a prática da corrida como atividade física e mobilidade urbana. Sem nenhum fim lucrativo, a corridaamiga tem como missão a verdadeira criação de uma rede de corredores e corredoras que, com a nossa ajuda e experiência, possam utilizar-se da corrida como meio de transporte, colhendo com isso, todos os benefícios da prática esportiva, tanto os físicos como os emocionais e sociais.

Público Beneficiado

A prática da corrida como meio de transporte é indicada para distâncias de até 10 km, entre casa e trabalho. Porém todas as pessoas que gostariam de usar a corrida como meio de transporte podem participar do projeto corridaamiga. Até o momento a corridaamiga

BenefĂ­cios e impactos gerados

Até outubro de 2014, o grupo atendeu 59 pedidos de Corridaamiga, em sua maioria nos grandes focos de trânsito da cidade de São Paulo. Atualmente, a rede conta com 53 corredores voluntários de São Paulo-SP e outras cidades, como Campinas, Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo e Santo André, além de estados como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará. A prática da corrida como meio de deslocamento traduz-se em uma rotina perfeita, ou seja, não há mais desculpas como “não tenho tempo para treinar” ou “hoje estou sem motivação”. Trânsito: O número de veículos na cidade de São Paulo aumentou 15% de 2008 para 2012, chegando a 7,5 milhões de unidades (CET, 2012). Como a corridaamiga incide, especialmente, em distâncias de até 10 km, estamos lidando com um raio relativamente pequeno da cidade, mas que, por outro lado, são os grandes focos de trânsito. Outros benefícios da corrida como meio de transporte: melhoria da qualidade do ar com a redução de veículos nas ruas; diminuição dos custos com trânsito na cidade; melhor percepção da cidade e seus espaços públicos; melhoria da qualidade de vida.

Como se dá a participação

Há duas formas principais de participação: pedindo uma corridaamiga ou sendo um corredor amigo. O cadastro deve ser realizado na plataforma online da corridaamiga. Após recebermos os cadastros, nossa função é cruzar os caminhos/ percursos dessas pessoas. Deste modo, nosso intuito principal é atuar como agentes multiplicadores, disseminando a prática da corrida como mobilidade urbana e levando a outros cidadãos esses benefícios.

Começou a ser realizada

Março 2014

Site da iniciativa

http://corridaamiga.wix.com/corridaamiga

Ver mais iniciativas