MODOS
NÃO-MOTORIZADOS

VÁ DE BIKE

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

O Vá de Bike foi criado para ajudar quem está começando a usar a bicicleta e incentivar quem tem essa vontade. Temos uma década de história no apoio ao ciclista urbano, através de conteúdo no site, palestras, cursos, passeios e atividades, visando principalmente o apoio a quem usa a bicicleta nas cidades e a segurança do ciclista nas ruas. Nesse tempo, foram publicadas mais de 1500 páginas, com conteúdo próprio e de opinião. Para cada texto produzido há um trabalho de pesquisa extenso, para trazer informação segura e confiável que fideliza o leitor. A credibilidade e a qualidade dos artigos tornaram o site referência como fonte de informação sobre o uso da bicicleta nos grandes centros urbanos. Hoje, inúmeros veículos de comunicação fazem referência ao Vá de Bike quando o assunto é mobilidade em bicicletas. Nossa equipe conta atualmente com nove pessoas, entre jornalistas, editores e administrativo, pessoas que trabalham com o que gostam e envolvidas com o segmento em diversos níveis.

Principais objetivos da iniciativa

Divulgar informações para quem usa a bicicleta como meio de transporte, quem pretende fazer esse uso e quem estuda a mobilidade em duas (ou mais) rodas sem motor. No site publicamos dicas para quem quer começar a pedalar nas ruas, informações para entender a mobilidade por bicicleta e a legislação pertinente, coberturas de ações e eventos, informações e análises sobre iniciativas públicas e populares, chamadas para ações, notícias e reflexões sobre o uso da bicicleta nas grandes cidades.

Público Beneficiado

ciclistas e interessados em mobilidade urbana com bicicletas

BenefĂ­cios e impactos gerados

Além da divulgação de informações, atuamos na promoção da mobilidade em bicicletas através de encontros com o poder público e iniciativa privada, mobilização de cidadãos em busca de melhorias em termos de infraestrutura e políticas públicas e outros. Recentemente promovemos um manifesto a favor da implantação de ciclovias na cidade, que alcançou mais de 8 mil assinaturas e foi entregue ao prefeito de São Paulo no Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro). No ano passado participamos, junto a entidades e outros ciclistas, das negociações com CPTM, Metrô e Consórcio Monotrilho, para que fosse encontrada uma alternativa à interdição da Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, por dois anos, para obras da linha 17-ouro do Metrô (monotrilho).

Como se dá a participação

O público interage pelo site e mídias sociais, em eventos que participamos e através de convocações que fazemos quando necessário.

Começou a ser realizada

2002

Site da iniciativa

http://vadebike.org

Ver mais iniciativas