TRANSPORTE
PARTICULAR

BORAJUNTO TÁXI

RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

Esse projeto mistura a organização da comunidade e tecnologias. O principal estímulo foi o caos no trânsito e o fato e que pessoas acostumadas com carros dificilmente abrem mão do conforto. Como então arranjar uma alternativa real para substituir a dependência do carro particular? Através de um serviço que deixe os táxis economicamente mais viáveis. Isso garante uma mobilidade mais inteligente e mais segura (inclusive prevenção de acidentes/ questão de saúde pública). O projeto começou entre Abril e Maio de 2014, após mais um dia de indignação observando a fila do estacionamento na faculdade e carros quase vazios, e do outro lado, uma fila de espera de táxis com pessoas que provavelmente também terão trajetos parecidos. Na aula de projeto de design começou a ser gerado o "Borajunto". As pessoas preenchiam um formulário via Facebook ou Google Docs e eu os juntava em grupos de Whatssapp por bairros ou regiões. Foi só colocar as pessoas com caminhos em comum que elas começassem a se comunicar. A maioria oferta carona e sempre enche o carro. Porém existia um público que já usava táxis por estar pouco fora de rota dos transportes públicos. As primeiras usuárias de fato fazem trajeto Grande Tijuca>Gávea todas as manhãs e essas 3 alunas descobriram que dos 5 dias, 4 dias tinham agenda compatível. Assim o projeto Borajunto evoluiu para o Borajunto Táxi que saiu do whatssapp e virou um APP. Assim acreditamos que os passageiros tem maior segurança de locomoção. O produto continua sendo construído de forma colaborativa e todas opiniões dos interessados é muito importante. Tenho feedback positivo da SMTR e das maiores cooperativas de táxi da cidade pois eles também acreditam que se mais pessoas fazerem as contas, passarão a usar mais táxis do que o carro particular. E assim, através de uma nova economia colaborativa no setor de transportes podemos causar uma boa revolução com ferramentas que já estão nas nossas mãos.

Principais objetivos da iniciativa

O principal objetivo é tornar o táxi viável para mais pessoas e assim convencê-las de que podem ter as mesmas vantagens do carro porém de forma compartilhada. A iniciativa tem com propósito: 1) conectar pessoas com caminhos em comum; 2) melhorar um pouco os problemas do trânsito e todos impactos que isso gera na sociedade; 3) reduzir nossos impactos diretos e indiretos na natureza; 4) estimular uma demanda ainda oculta de táxis (quem ainda usa carro intensivamente no dia-a-dia ou se arrisca após beber); 5) reduzir o tempo de espera em filas de táxis.

Público Beneficiado

universitários nas blitz na balada ou trajeto faculdade-casa; Público futuro: moradores e trabalhadores de condomínios, pessoas que saem de eventos/festas.

BenefĂ­cios e impactos gerados

Percebeu-se que: 1) pessoas criaram novos laços de cooperação social, amizade cidadã mesmo; 2) alguns metros de trânsito sempre são poupados toda vez que os veículos estão com alta taxa de ocupação; 3) as pessoas no geral ficam satisfeitas de obter economia ao pagar o táxi e reduzir tempo de espera quando há fila de táxis; 4) os taxistas estão entendendo que eles podem ser uma alternativa real para substituir o uso demasiado dos carros e isso aumentaria a demanda por táxis, o que poderia gerar mais receita nesse segmento. 5) a comunidade engajada e melhor organizada pode ajudar a melhorar a qualidade do serviço dos taxistas inclusive.

Como se dá a participação

Essa ferramenta é das pessoas e para as pessoas. Nos só conectamos, o resto da conversa e combinações é com elas. É muito bom sentir que realizamos nossa missão de ajudar as pessoas a encontrarem alternativas interessantes para melhorar a mobilidade delas no dia a dia. O setor de transportes está em voga e continuará, especialmente nos complexos nódulos urbanos. Temos canais de comunicação via Redes Sociais e fazemos testes de funcionalidades in loco com pessoas que ainda não conheciam o BORAJUNTO Táxi.

Começou a ser realizada

abril 2014

Site da iniciativa

http://borajunto.com

Ver mais iniciativas