TECNOLOGIA E
COMUNICAÇÃO

PROJETO 'CALÇADA SP'

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

Mobilidade urbana é um tema cada vez mais atual e importante. Na agenda da sociedade sempre vemos o debate de maior utilização de bikes, carona solidária, corredores especiais para ônibus... Mas o debate também deve evoluir com o incentivo de ser andar a pé nas cidades (sem poluição, benefícios para saúde...) Indo para o trabalho caminhando todos os dias (6 km idade e volta) comecei a reparar nas calçadas de São Paulo. E pensei que poderia ser uma boa ideia fotografar nossas calçadas com o celular e começar a criar um projeto na internet. As calçadas (a não ser que provoquem algum acidente) passam batidas na paisagem urbana. De modo geral as pessoas não dão importância para elas. Surgia assim o CalçadaSP, um novo e inédito olhar sobre as calçadas da 4a maior metrópole do mundo. Um incentivo para se deixar o carro em casa e voltar a andar a pé. Se nossas calçadas têm problemas, também escondem detalhes curiosos e belezas aos olhos mais atentos. Criei um blog e uma conta no Instagram e comecei a fazer as postagens. Como sou redator, criei uma linha editorial mais lúdica com textos onde as calçadas ganham voz e falam com o público. Falam sobre sua vida e até sobre seus sonhos. No final de cada postagem, coloco sempre o endereço onde fica aquela calçada.

Principais objetivos da iniciativa

Sem dúvida, o principal objetivo com o projeto é lançar um olhar sobre um tema menor no debate sobre a mobilidade urbana. As calçadas são o único lugar disponível para o locomoção a pé nas cidades e mostrar as calçadas de um jeito mais inusitado foi a estratégica para trazer a locomoção sob duas pernas ao debate. No blog é possível ver, por exemplo, desde modelos de calçadas boas e ruins. E suas variações nas diversas regiões da cidade, desde os bairros 'nobres', o centro e a nossa periferia (próximo local a ser explorado). Outra característica interessante do projeto é que ele pode ser criado por outras pessoas em outras cidades brasileiras. Como são as calçadas da cidade do Rio de Janeiro? E de Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador? O conceito é ilimitado para a replicação tanto em cidades grandes ou pequenas (ou até em bairros). Também com a iniciativa pretende-se que os donos das calçadas, responsáveis por elas, cuidem melhor desse espaço tão importante. E que o poder público cumpra melhor sua função de fiscalizar. Melhor dos mundos: "deixe o carro em casa para ir até a padaria e repare como são as calçadas da cidade". No blog e no Instagram também é possível se deliciar com as calçadas de cartões postais da cidade, como do Edifício Copan, do Pátio do Colégio (onde SP nasceu), Conjunto Nacional na Avenida Paulista, e outros pontos turísticos. Todo mundo passa neles lugares e olham para cima, eu olho para as calçadas.

Público Beneficiado

Todas as pessoas de São Paulo.

BenefĂ­cios e impactos gerados

À medida que novos conteúdos vão sendo disponibilizados, mais cresce a adesão das pessoas e a vontade em conhecer ou seguir na internet. Trata-se de um projeto de percepção, onde o resultado se dá no olhar das outras pessoas. Inicialmente comecei a divulgar entre meus amigos pelas redes sociais e agora novas pessoas já estão conhecendo. Com a projeção de um prêmio como este, com mídia espontânea e matérias na imprensa, acredito que devo impactar muito mais gente e ter um estímulo a mais para seguir com o projeto e explorar cada vez mais regiões da cidade - especialmente a periferia.

Como se dá a participação

A participação do público se dá de forma interativa no ambiente virtual. O desejo é sair do virtual para o real com uma nova percepção e mudança de atitude para com as nossas calçadas.

Começou a ser realizada

Em julho de 2014

Site da iniciativa

http://calcadasp.tumblr.com/ | http://instagram.com/calcadasp

Ver mais iniciativas