TECNOLOGIA E
COMUNICAÇÃO

RECOMEÇARQ!

CAMPINAS, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

Sou arquiteta e depois de morar 6 meses em Barcelona para fazer uma especialização em estruturas metálicas, voltei para o Brasil em maio pensando como eu poderia passar a experiencia de mobilidade urbana vivida em Barcelona para o meu país. Depois de 5 meses desempregada, tive a idéia de montar um blog, para falar de sustentabilidade, e focar na conscientização sobre mobilidade urbana, a partir das minhas próprias experiencias, ou seja, sair pelas ruas andando de ônibus, a pé, ou de bicicleta, registrar e dividir essa experiencia nas redes sociais. Como eu também estou inserida nessa cultura, e sou muito acostumada com o uso do carro, pretendo mostrar um caso concreto de alguém que está almejando por transformação nesse sentido. E assim dividir experiencias reais de alguém que está, a partir de agora, considerando o uso de transporte alternativo. A intenção é fazer isso de uma maneira descontraída, pois os sites e blogs que acompanho sobre o tema são mais formais e muito técnicos o que os deixa pouco atrativos para públicos que não estão diretamente relacionados com o tema de maneira profissional.

Principais objetivos da iniciativa

O objetivo principal é trabalhar na conscientização sobre a mobilidade urbana muito mais como uma iniciativa de cada cidadão, do que na melhoria do transporte público. Quero mostrar no blog que a relação do brasileiro com o carro é muito mais cultural do que realmente necessária. Quero mostrar as experiencias de pessoas que já vivem com transportes alternativos há anos.

Público Beneficiado

Jovens e adultos de todas áreas profissionais que possuem preocupação com a sua qualidade de vida e de seus familiares.

BenefĂ­cios e impactos gerados

O blog foi montado de forma experimental na primeira semana de setembro, e foi divulgado somente para familiares e amigos mais íntimos. Como tive boa aceitação semana passada fiz a fun page, instagran e twitter do blog e estou começando a abrir para o público. Posso dizer que a mudança ja começou dentro da minha casa, principalmente comigo que há anos não pegava um ônibus na minha cidade em Campinas. Em meus amigos, que estão sendo entrevistados por mim no blog, ja vi despertar neles uma vontade de repensar seus formatos de se locomoverem para o trabalho, academia, escola, ou por onde quer que seja. Todos eles estão de uma forma ou de outra considerando o fato de pensar sobre o assunto, e me mandam os problemas e dificuldades que enfrentariam para deixar o carro em casa.

Como se dá a participação

Pretendo fazer entrevistas e convidar o público ou comunidade a viver a experiencia sem carro, acompanhá-los em algum trajeto, e durante o trajeto discutir o assunto, procurar alternativas para o percurso e estudar as possibilidades de ficar sem carro ainda que seja um ou dois por semana. A participação do público no blog será diretamente comigo de forma interativa, e assim eu posso acompanhar de perto as questões e trazer soluções e experiencia sobre o assunto. E assim trazer o assunto da mobilidade urbana para um experiencia real conforme a rotina de cada um.

Começou a ser realizada

Em 02 de setembro de 2014

Site da iniciativa

http://recomecarq.wordpress.com/

Ver mais iniciativas