QUALIDADE DO
ESPAÇO PÚBLICO
DA MOBILIDADE

CAMINHO ESCOLAR DE PARAISÓPOLIS

SAO PAULO, SAO PAULO

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

O projeto “Caminho Escolar do Paraisópolis representa a primeira iniciativa brasileira para as áreas escolares se tornarem mais seguras nos bairros mais vulneráveis. O objetivo principal é o de inculcar um sentido de respeito e de apropriação do espaço público para os membros da comunidade escolar, melhorar a segurança viária e garantir o direito das crianças a cidade. Para o desenvolvimento da metodologia descrita se delimitaram duas áreas que concentram as nove escolas que atendem a população em idade escolar da favela (8.500 alunos de 6 a 14 anos) e, nas quais, cerca de 85% das crianças da amostra realizada caminham de sua casa até a escola sozinhas ou em grupo. Em uma segunda fase, tentamos envolver a comunidade da favela, começando com o lideranças e continuando com todos os vizinhos. Já no segundo semestre de 2012, as atividades foram focalizadas na Educação em Segurança Viária, pois os dados da pesquisa realizada mostravam a falta de percepção no perigo de atravessar a rua sem cuidado, e a ausência de regras de trânsito. Como consequência dos dados obtidos na pesquisa, que mapeou as rotas dos escolares, foi localizada uma rua com grande trânsito de crianças e condições urbanísticas deficientes, já indicada como obra futura no projeto de urbanização municipal. O projeto foi detalhado e desenhado desde as premisas do caminho escolar: priorização do pedestre, restrição dos espaços para carros, oferta de lugares de convívio e maior acessibilidade, como propostas como a criação de uma escadaria que conectaria duas ruas com desnível de 10m entre elas.

Principais objetivos da iniciativa

Os objetivos são: - Incentivar autonomia do estudante no seu caminho de casa-escola, garantindo o direito das crianças a cidade. - Promover uma atitude positiva e de respeito pelo espaço público como um espaço de aprendizagem. - Conscientizar a comunidade de Paraisópolis sobre a necessidade de gerar e manter condições que garantam a segurança e a convivência no trajeto da comunidade escolar. - Desenvolver novas experiências educativas relacionadas com o uso e manutenção dos espaços públicos, tanto dentro das salas de aula (incluindo os professores) como no entorno da escola (com o apoio da equipe de urbanização e dos moradores). - Melhoraras condições de infraestrutura civil e de trânsito nos trajetos mais utilizados pela comunidade escolar.

Público Beneficiado

Diretamente: 8.500 alunos das escolas públicas da comunidade / Indiretamente: toda a comunidade (centros escolares, famílias, vizinhos)

BenefĂ­cios e impactos gerados

O Caminho Escolar do Paraisópolis busca melhorar as condições físicas e de segurança viária do espaço urbano assim como trabalhar aspetos sociais, educacionais e de cidadania. O projeto propõe ações para aprofundar nos direitos das crianças como cidadãs: o direito fundamental de todas as pessoas a educação, tem como extensão o direito a uma cidade educadora. O Caminho Escolar busca garantir o direito dos moradores a qualidade de vida urbana, a traves da implantação de espaços urbanos criativos e educativos. Dentro do Projeto Piloto foi escolhido um centro escolar de cada área, e foram realizadas as atividades da primeira fase (apresentação do projeto, pesquisa sobre hábitos de mobilidade e percepção do caminho, catálogo de atividades para desenvolver durante o período escolar). A pesquisa incluiu 1600 alunos e professores e teve um índice de retorno de 73,45%. Em uma segunda fase, tentamos envolver a comunidade da favela, começando com o lideranças e continuando com todos os vizinhos. O Projeto foi apresentado para as 7 escolas da comunidade não participantes no Projeto Piloto, em reuniões com a equipe de direção e coordenação pedagógica. Do mesmo jeito, foi apresentado a comunidade, nos Conselhos gestores regulamentados existentes na comunidade (em três ocasiões) e no Forum Multientidades (duas ocasiões). Beneficios e impactos para a comunidade: ilusionar a todas os centros escolares com um projeto que visa melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar / pesquisa detalhada sobre a mobilidade escolar da comunidade / apresentação em vários congressos internacionais (Cidades Educadoras na Coréia do Sul / Transporte Sustentável na Cidade do México) / Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico em São Paulo) / publicação na midia / projeto básico para reurbanização de uma das rotas principais (2.500 alunos por dia) / Atividades de Segurança Viária para a comunidade (educação, saúde, lideranças) e evento no CEU para as famílias (centenas de participações)

Como se dá a participação

Nos projetos de Caminho Escolar os centros escolares ficam envolvidos na proposta, gestão e projetos desenvolvidos com os alunos, em parceria com a equipe externa coordenadora. As familias (pais e filhos) devem participar e confiar na viabilidade e vantagens do projeto para a saúde integral da criança e benestar da comunidade. A comunidade escolar mostrou uma expectativa positivas em relação aos objetivos do projeto, depois de ter participado em várias etapas do trabalho. Mesmo assim o projeto ainda não desenvolveu credibilidade suficiente em relação às possibilidades de sucesso dele em uma realidade diferente de onde ele se originou, mas acreditamos em orientar aos moradores da favela em relação aos seus direitos e deveres para um dia a dia mais agradável e seguro. Para garantir que os benefícios alcançados com a implementação do projeto sejam viáveis é preciso que a comunidade participe e se reconheça como igualmente responsável por ela, situação que exige um esforço significativo por parte de todos os agentes envolvidos neste processo. A fim de contas, o significado da palavra acessibilidade definido na legislação, “facilidade, em distância, tempo e custo, de se alcançar, com autonomia, aos destinos desejados na cidade” se estende a todos aspectos do cotidiano. Além do explicado, tentamos implementar em duas escolas outras soluções de mobilidade viáveis para a comunidade, de baixo orçamento, como o projeto “Ônibus a pé”, que habitualmente é desenvolvido dentro dos Caminhos Escolares, para incentivar o disfrute do espaço público com segurança, assim como para fortalecer as amizades, confiança e autonomia infantil. O ônibus escolar caminhante reúne um grupo de 20-25 alunos, para fazerem juntos o trajeto para a escola, capitaneados por dois adultos voluntários. As crianças caminham protegidas pelo adulto que lidera o grupo, e por outro que fica no fim da fila.

Começou a ser realizada

2011-2013

Site da iniciativa

https://www.facebook.com/caminhoescolarparaisopolis/photos_stream?tab=photos_albums

Ver mais iniciativas